
Técnicos do IAT intensificam buscas por felino no Lago Aratimbó, em Umuarama
A identidade exata do felino visto no Lago Aratimbó é incerta, podendo se tratar de uma onça-parda, gato-maracajá ou jaguatirica


Equipes do Instituto Água e Terra (IAT) retornaram nesta quarta-feira (22) ao Lago Aratimbó, em Umuarama, para investigar novos vestígios do felino avistado na região no início da semana. Segundo o chefe do escritório regional do IAT, Luis Carlos Borges Cardoso, os técnicos identificaram pegadas do animal, mas ainda não é possível confirmar se ele permanece nas proximidades.
“Não recebemos mais relatos de avistamentos. Vai depender muito das pessoas nos informarem caso o vejam novamente. Assim como entrou, ele pode ter saído, mas não temos como ter certeza”, explicou Cardoso.
A identidade exata do felino visto no Lago Aratimbó é incerta, podendo se tratar de uma onça-parda, gato-maracajá ou jaguatirica. Embora não haja indícios imediatos de perigo, as autoridades reforçam a necessidade de precaução.
Orientação sobre o felino visto no Lago Aratimbó
O chefe do IAT alertou que, em caso de um novo avistamento do felino no Lago Aratimbó, a população deve evitar qualquer tipo de interação com o animal. “As pessoas não devem tentar mexer com o bicho. Se ele se sentir acuado, pode reagir. Mas, se não for ameaçado, não representará risco”, afirmou.
A Polícia Ambiental Força Verde de Umuarama endossou o alerta e reforçou a importância de acionar as autoridades competentes para uma abordagem segura. “Hoje, não tivemos nenhuma nova ocorrência. Caso haja um avistamento, a população pode nos contatar, e avaliaremos a situação em conjunto com o IAT”, disse o sargento Fábio de Oliveira.
Contato com autoridades
Os cidadãos que avistarem o felino novamente no Lago Aratimbó devem entrar em contato imediatamente pelos seguintes números:
Polícia Ambiental: (44) 3624-7630
Escritório Regional do IAT em Umuarama: (44) 3623-2300
