
Sistema de gestão do Pronto Atendimento é apresentado a equipe de Cruzeiro do Oeste
O secretário de Saúde e a diretora do hospital de Cruzeiro conheceram a gestão do Pronto Atendimento local


O sistema de serviços prestados aos usuários do Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Umuarama tem despertado o interesse de secretários e equipes técnicas de outros municípios da região. Na terça-feira (21), a unidade recebeu a visita do novo secretário de Saúde Cruzeiro do Oeste, Flávio Posseti, e da diretora do hospital municipal daquela localidade, Josiane. Eles estiveram na cidade para conhecer o sistema de trabalho e os recursos de gestão utilizados.
A coordenadora do PAM, Cíntia Braga, explicou que a equipe entrou em contato após tomar conhecimento sobre apresentações dos protocolos utilizados em Umuarama. “Vieram conhecer o nosso ‘jeito’ de trabalhar no PAM, como a gente conseguiu diminuir o tempo de espera, que rendeu elogios de vários profissionais. Por isso, quiseram conhecer nosso modelo para provavelmente replicar em Cruzeiro do Oeste”, afirmou.
O secretário e a equipe do município vizinho foram recebidos pela secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, e pelo diretor de Saúde de Umuarama, Hailton Joaquim de Oliveira. Depois o grupo seguiu para o Pronto Atendimento 24h.
“Conhecendo bem o nosso sistema, eles poderão adaptar os nossos protocolos assistenciais para Cruzeiro do Oeste, para gerenciamento de equipe médica, de enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviço de farmácia e até na recepção”, acrescentou Cintia.
A coordenadora destacou que o sistema local possibilita estratégias para melhorar o atendimento médico à população. Além disso, reduz o tempo de espera e elevar a qualidade de atendimento ao mesmo tempo, oferecendo um serviço mais humanizado.

(Informações: Assessoria PMU)