Redação Publisher do OBemdito

Boleto do IPTU já está disponível na Prefeitura de Umuarama ou no site do município

A previsão é que os documentos sejam enviados pelos Correios a partir da segunda quinzena de fevereiro, devendo ser recebidos até 7 de março

Foto: Assessoria PMU
Boleto do IPTU já está disponível na Prefeitura de Umuarama ou no site do município
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 14h38 - Modificado em 23 de janeiro de 2025 às 17h34

A Secretaria Municipal da Fazenda está confeccionando os boletos do IPTU 2025 de Umuarama. A previsão é que os Correios enviem os documentos a partir da segunda quinzena de fevereiro e o recebimento ocorra até 7 de março. Porém, contribuintes que quiserem se antecipar já podem imprimir o boleto no site do município ou, ainda, retirá-lo na Prefeitura.

A segunda está disponível no site www.umuarama.pr.gov.br (botão 2ª Via IPTU). Selecione a opção ‘Débitos’ e depois ‘Emissão de 2ª Via de Carnê’. Em seguida digite o número do CPF do proprietário do imóvel e aperte em ‘Consultar’. Por fim, selecione o imóvel desejado, escolha a forma de pagamento (cota única ou parcelado) e finalize a impressão.

O tributo também que está disponível em DDA (Débito Direto Autorizado), para pagamento direto na conta bancária do contribuinte. Este é um serviço bancário que lista os boletos emitidos para o CPF do cliente e emite alertas por meio de mensagens no aplicativo do respectivo banco.

Correção no boleto do IPTU 2025

O IPTU de 2025 teve uma correção de 4,87%, em relação ao ano passado, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses.

A secretária da Fazenda, Andreia de Paula Guimarães, lembra que em cota única o contribuinte terá desconto de 6%. Para o parcelamento (sem desconto) a guia trará boleto do IPTU com as 10 parcelas já preenchidas com valor e datas de pagamento.

“Se preferir parcelar, será da responsabilidade do contribuinte a emissão dos boletos das parcelas sequentes, que poderão ser solicitadas na PMU ou emitidos pelo site do município”, completou a secretária. Para aproveitar o desconto de 6% é necessário pagar o tributo em cota única até 17 de março.

Um grupo de contribuintes tem direito a isenção do IPTU (veja aqui), cujo requerimento encerra em 17 de março no Setor de Protocolo da Prefeitura. Ademais, a medida vale apenas para tributos incidentes no exercício de 2025. Cada pedido passará por análise. Eventuais pedidos de revisão ou impugnação devem ser formalizados no Setor de Protocolo também até 17/03.

(Assessoria PMU e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas