Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Expo Umuarama 2025 terá forte ação integrada das forças de segurança

Força integrada das polícias vai reforçar o uso de drones e contará investimentos da própria Expo Umuarama em pelo menos 100 câmeras de vídeo

Representantes das forças de segurança alinham detalhes do esquema tático da Expo Umuarama 2025 (FOTOS: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
Expo Umuarama 2025 terá forte ação integrada das forças de segurança
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 24 de janeiro de 2025 às 09h05 - Modificado em 25 de janeiro de 2025 às 16h27

Representantes das forças de segurança se reuniram na noite desta quinta-feira (23) na Sociedade Rural com o presidente da entidade, Milton Gaiari, e o prefeito Fernando Scanavaca, para discutir o esquema tático integrado da 50ª Expo Umuarama, que será realizada de 13 a 23 de março, no Parque Dario Pimenta da Nóbrega. A expectativa é de que 300 mil pessoas visitem o evento, na maior edição da história.

Gaiari disse que a segurança é um ponto primordial da Expo Umuarama. Ele anunciou que pelo menos 100 câmeras de vídeo serão instaladas em pontos estratégicos do parque. Haverá um reforço no número de drones, com captação de imagens de altíssima resolução e tecnologia capaz de identificar faces até mesmo em locais de pouca visibilidade. Todos os equipamentos serão interligados em uma central de monitoramento.

Além de policiais identificados, a coalizão contará com agentes especiais à paisana tanto das polícias Civil quanto da Militar, atuando em ações de inteligência e respostas imediatas, em meio ao público.

Expo Umuarama Segurança (2)
Expo Umuarama Segurança (3)
Expo Umuarama Segurança (1)

Segurança privada

A Sociedade Rural, por sua vez, participará com o serviço de segurança privada especializada, composto por pelo menos 120 profissionais, treinados para as necessidades de um evento da magnitude da Expo Umuarama.  

No encontro, as autoridades reiteraram o compromisso de redobrar a segurança nos 11 dias de realização da Expo Umuarama, que se destaca como um dos maiores eventos agropecuários, comerciais e industriais do Sul do Brasil.

Atuação também nas fronteiras

Os líderes enfatizaram que a operação policial não vai se ater ao parque de exposição e ao trecho da PR-323 no perímetro urbano, mas em todo o município e na área de fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

Este ano a Expo Umuarama tem um caráter especial. Os preparativos respaldam a maior edição da história. E não é para menos. A exposição chega ao seu Jubileu de Ouro. A Sociedade Rural tem trabalhado em uma programação à altura do momento histórico.

Whatsapp Image 2025 01 23 At 20.27.06
Whatsapp Image 2025 01 24 At 08.55.41

Presenças na reunião da Expo Umuarama

Estiveram presentes o capitão Alcimar Crescêncio, comandante da 3ª Companhia de Polícia Ambiental; capitão Cezar Perdoncini, comandante do Corpo de Bombeiros; capitão Vinícius Castro Rodrigues, da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária; e Gabriel Menezes, delegado-chefe da 7ª Subdivisão da Polícia Civil.

Também: tenente coronel Claudio Longo da Silva, comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar; diretor Valdiney Rissato, da Guarda Municipal; e capitão Namur Zandoná, comandante da 4ª Companhia do BPFron (Batalhão de Fronteira). A Polícia Civil ainda contou com a participação do delegado operacional Adailton Ribeiro.

Sidney Lujan, representou o Sindicato Rural de Umuarama, do qual é presidente.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas