
Instituto de Atendimento ao Autista de Umuarama desperta interesse de outras cidades
O instituto é uma das primeiras clínicas do país a oferecer atendimento especializado e exclusivo para pessoas com TEA


O Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (IAITEA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, recebeu na sexta-feira (24) uma visita técnica de representantes de Francisco Beltrão. O objetivo foi conhecer a estrutura e o funcionamento da unidade para avaliar a implantação de um serviço semelhante no município.
A comitiva foi composta pela primeira-dama de Francisco Beltrão, Rose Pedron, pela secretária municipal de Saúde, Cintia Ramos, e pelo diretor da Universidade Paranaense (Unipar), Claudemir José de Sousa. Estiveram presentes também a vice-prefeita de Francisco Beltrão, Professora Lurdinha, e outros representantes da cidade.
A visita foi recebida pela primeira-dama e secretária municipal de Saúde de Umuarama, Lisbeth Scanavaca, e pela coordenadora do IAITEA, Renata Ortiz. Além delas, participaram do encontro o coordenador-geral da Pós-Graduação Lato Sensu da Unipar, José Ricardo Skolmovski, a diretora-geral da Unidade de Umuarama da Unipar, Evellyn Claudia Wietzikoski Lovato, o diretor regional de Comunicação, Marketing e Comercial da Unipar, Leandro G. Cerutti, e a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da instituição, Isabel Cristina Gozer. Também marcaram presença na visita a enfermeira Cristina Knach e a arquiteta e urbanista Liziane Teston Behne.
O IAITEA, uma das primeiras clínicas do país a oferecer um atendimento especializado e exclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conta com uma equipe de 56 profissionais altamente capacitados.
O instituto desperta interesse porque oferece suporte integrado que abrange diversas áreas da saúde, como Análise do Comportamento Aplicada (ABA), fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social, musicoterapia, nutrição, psicologia, psicomotricidade, psicopedagogia e terapia ocupacional. Esse atendimento multidisciplinar atende crianças, adolescentes, jovens e adultos diagnosticados com autismo, proporcionando uma abordagem única e eficaz para o desenvolvimento desses indivíduos.
A visita de representantes de Francisco Beltrão reforça o modelo de excelência do IAITEA, que já é referência estadual no atendimento a pessoas com TEA. A possibilidade de replicar esse modelo em outras cidades, como Francisco Beltrão, pode ampliar o acesso ao tratamento especializado e melhorar a qualidade de vida de muitas famílias que enfrentam os desafios do Transtorno do Espectro Autista.
Para mais informações sobre o Instituto de Atendimento ao Autista de Umuarama e suas atividades, que desperta o interesse pela inovação, consulte o site oficial da Secretaria Municipal de Saúde ou entre em contato diretamente com o instituto.
(Assessoria PMU)