Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Biscoito ou bolacha: o embate crocante que divide o Brasil parece ter resposta

Em uma reviravolta crocante que promete agitar as xícaras de café de todo o país, a Shopee decidiu meter a […]

(FOTO: SHUTTERSTOCK)
Biscoito ou bolacha: o embate crocante que divide o Brasil parece ter resposta
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 25 de janeiro de 2025 às 16h59 - Modificado em 25 de janeiro de 2025 às 16h59

Em uma reviravolta crocante que promete agitar as xícaras de café de todo o país, a Shopee decidiu meter a colher na mais saborosa polêmica nacional: afinal, é biscoito ou bolacha? Prepare-se para uma montanha-russa de emoções (e de farelos) enquanto desvendamos esse mistério à la Sherlock Holmes, mas com mais açúcar e menos deduções lógicas.

Segundo um levantamento da plataforma de e-commerce, que provavelmente envolveu horas de degustação rigorosa (alguém tem que fazer o trabalho duro, não é mesmo?), o termo “biscoito” saiu vitorioso, representando mais de 70% das buscas nacionais. Parece que o time biscoito está com a faca e o queijo na mão… ou seria com o leite e o biscoito?

Mas não cantemos vitória ainda, fãs da crocância! O Paraná, numa demonstração de rebeldia digna de um adolescente revoltado, é o único estado onde “bolacha” reina suprema, com 50,4% das buscas. Viva la revolución das bolachas! Será que os paranaenses estão planejando uma invasão bolacheira aos estados vizinhos?

A Batalha Regional

A guerra dos quitutes pelo Brasil é de deixar qualquer novela mexicana no chinelo. Vamos dar uma olhada nesse mapa de sabores:

No Nordeste, “biscoito” domina com 82,9% das buscas. Já imaginamos o slogan: “Biscoito, oxente! É com ‘B’ de Bahia!”. Sergipe lidera a resistência biscoiteira com impressionantes 90,3% das buscas. Será que eles têm um exército secreto de biscoitos prontos para o ataque?

O Sudeste não fica atrás, com 79,5% preferindo o termo “biscoito”. Será que é por isso que o “Pão de Açúcar” não se chama “Bolacha de Açúcar”? O Espírito Santo e o Rio de Janeiro são os campeões da região, com mais de 93% das buscas pelo termo “biscoito”. Talvez seja o calor que os faz preferir algo mais sequinho?

No Norte, a coisa fica mais equilibrada, mas “biscoito” ainda leva a melhor com 74,9% das buscas. O Amapá lidera a região com 85,6% para “biscoito”. Será que as onças-pintadas da Amazônia têm uma preferência secreta por biscoitos?

O Centro-Oeste mostra que está dividido, mas ainda pende para o lado “biscoito” com 66% das buscas. O Distrito Federal surpreende com 87,8% para “biscoito”. Será que os políticos em Brasília estão usando biscoitos como moeda de troca?

E finalmente, no Sul, temos a região mais indecisa do país. Embora “biscoito” ainda ganhe com 54,7%, é aqui que encontramos o único estado “bolacheiro”: o Paraná. Será que eles estão tramando uma revolução docinha?

A origem do debate biscoito x bolacha

Mas atenção! Antes que você comece a jogar biscoitos (ou bolachas) nos seus amigos do outro time, saibam que, legalmente, os dois termos são considerados sinônimos. É isso mesmo, queridos detetives de supermercado, desde 2015 a Anvisa deu carta branca para usar ambos os termos. Ou seja, nessa briga todo mundo sai ganhando… ou perdendo, dependendo do seu ponto de vista.

E para aqueles que estão se perguntando sobre a origem dessa disputa mais acirrada que final de campeonato, temos novidades! “Biscoito” vem do francês “biscuit”, que significa “duas vezes assado”. Já “bolacha” tem raízes no latim “bulla”, ou “objeto arredondado”. Então, tecnicamente, estamos brigando sobre se preferimos comer algo duplamente assado ou redondo. Uau, que evolução, hein?

Curiosidades crocantes

Na indústria alimentícia, há uma sutil diferença: “biscoitos” são geralmente mais secos e crocantes, enquanto “bolachas” podem ser mais espessas e macias. Mas não conte isso para o seu tio que jura que “bolacha” é tudo que é redondo!

O Guinness World Records já reconheceu o maior “biscoito” do mundo: um cookie americano gigante. Mas se fosse no Brasil, metade do país diria que é uma bolacha gigante. Imagina a confusão!

Em algumas regiões do Nordeste, é comum ouvir “biscoito de goma” para aqueles feitos de polvilho. No Sul, “bolacha” muitas vezes remete a doces caseiros. É praticamente um tour gastronômico só com nomenclaturas!

A conclusão mais doce

No fim das contas, o que realmente importa é o sabor, não é mesmo? Seja você do time biscoito ou do time bolacha, todos concordamos que ambos são perfeitos para aquela pausa do café, para sabotar a dieta às 3 da manhã, ou para aquele momento de desespero quando você percebe que não tem mais nada na despensa.

Então, da próxima vez que alguém perguntar: “É biscoito ou bolacha?”, sorria e responda: “É comida e tá tudo bem!”. Afinal, nessa guerra deliciosa, o importante é que ninguém saia com fome. E lembre-se: seja qual for o seu time, o verdadeiro inimigo é aquela pessoa que abre o pacote e deixa entrar ar, tornando tudo mole. Esses sim merecem ser exilados para uma ilha deserta… sem biscoitos ou bolachas!

Que essa disputa continue adoçando nossas vidas e nossas discussões de família. Porque, convenhamos, é muito mais divertido brigar por biscoitos e bolachas do que por política. Viva a diversidade linguística e gastronômica do Brasil! E que vença o melhor… ou o mais gostoso!

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas