Agência Estadual Publisher do OBemdito

Secretaria de Saúde do Paraná recebe mais de 128 mil doses de vacinas contra a Covid

A distribuição das doses de vacina contra a Covid para as 22 Regionais de Saúde está programada para começar na quarta-feira

Foto: Sesa/PR
Secretaria de Saúde do Paraná recebe mais de 128 mil doses de vacinas contra a Covid
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 19h00 - Modificado em 27 de janeiro de 2025 às 19h00

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta segunda-feira (27) uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. São mais de 128 mil doses de vacinas destinadas a reforçar a campanha de imunização no Paraná. As doses incluem 52.200 da Pfizer Baby, 59.100 da Zalika e 16.800 da Moderna.

A distribuição das doses para as 22 Regionais de Saúde (RS) está programada para começar na quarta-feira (29). A logística de distribuição seguirá o planejamento da Sesa, priorizando a equidade entre as regionais de saúde.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o objetivo é garantir que todos os municípios tenham acesso às doses de forma ágil. Ele explica que isso vai permitir a continuidade da vacinação em crianças, adolescentes e adultos, conforme as faixas etárias e esquemas vacinais indicados.

“Essa remessa é fundamental para mantermos a proteção da população paranaense contra a Covid-19”, destacou o secretário estadual. Beto Preto acrescenta: “Reforçamos mais uma vez a importância de que todos os grupos elegíveis busquem a vacina e atualizem o esquema vacinal em uma das 1.800 salas de vacina espalhadas pelo estado”.

Esquema de vacinação

Além de divulgar a chegada de vacinas contra a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde também informa que está o esquema de imunização. Atualmente a vacinação abrange crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e gestantes como parte da vacinação de rotina.

Conforme a Sesa, a população prioritária elegível inclui pessoas com comorbidades, puérperas, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos. Também são prioritários os quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, entre outros grupos prioritários.

A Pfizer Baby é indicada para bebês de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, em esquema de três doses; a Zalika é direcionada para reforço e primeiras doses de adolescentes e adultos, e a Moderna para dose de reforço e esquema primário em adultos e grupos específicos.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas