
Atleta de Iporã lidera seleção brasileira de handebol em campanha histórica no Mundial
Haniel Langaro é o artilheiro do Brasil na competição e sonha com o inédito título da modalidade


A seleção brasileira de handebol conquistou um feito histórico no Mundial da categoria, que está sendo disputado na Noruega, Croácia e Dinamarca. Pela primeira vez, a equipe verde e amarela chegou às quartas de final da competição. E esse feito conta com grande contribuição de um atleta de Iporã. O armador-esquerdo Haniel Langaro, de 28 anos, está em seu quarto Mundial e é o artilheiro do Brasil.
Em Iporã, a mais de dez mil quilômetros de onde o Mundial está sendo disputado, a família de Haniel vibra com o momento da seleção e do atleta.
“Pra nós, que acompanhamos o esporte de perto, não é surpresa, mas é uma alegria imensa ver tudo o que o time e o Haniel estão colhendo agora”, afirma o pai, Alessandro Langaro, que também tem uma história ligada ao esporte. “Eu fui atleta e treinador por mais de 20 anos. Ver onde a seleção chegou hoje me deixa muito contente”, complementa.
Haniel saiu de Iporã logo cedo, aos 17 anos, para desbravar o universo do handebol. Começou a carreira no EC Pinheiros e, na sequência, seguiu para a Europa, berço dos principais times do mundo. Foi campeão da Liga dos Campeões com o Barcelona e, atualmente, joga no Dínamo Bucareste, da Romênia.
Levar o nome da cidade mundo afora deixa a família orgulhosa. “Quando ele foi campeão da Champions League, fez questão de usar a bandeira de Iporã. Ele sempre fala da terra natal dele”, ressalta Alessandro.
Liderança na seleção
Disputar quatro campeonatos mundiais não é para qualquer um. Já são 10 anos de dedicação à seleção brasileira, contando as categorias de base e a profissional. Com a renovação de boa parte do time, coube ao atleta de Iporã no Mundial de Handebol cumprir o papel de líder da equipe –juntamente com outros atletas mais experientes.
E tem dado resultado: nesta edição do Mundial, o Brasil tem 5 vitórias em 6 jogos. A equipe venceu favoritas como Noruega, Suécia e Espanha, alcançando, pela primeira vez, a tão sonhada vaga nas quartas de final.
Maior desafio do atleta de Iporã no Mundial de Handebol
Mas agora chegou um desafio ainda maior: enfrentar a poderosa Dinamarca. A seleção europeia é a principal favorita ao título do campeonato e, até agora, não perdeu nenhum jogo. O pai de Haniel não tem dúvidas de que esta é a maior partida da carreira do atleta até aqui, o que deixa o jogador ainda mais motivado.
“Conversei com ele por telefone e dei algumas dicas. Ele me disse que está confiante e que acredita que a Dinamarca também vê o Brasil com outros olhos, pois chegar às quartas de final não é tarefa fácil”, afirma Alessandro.
O Brasil conta com o faro de artilheiro de Haniel para derrubar mais uma potência do esporte. São 28 gols do atleta de Iporã até agora.
Quando e onde assistir?
Brasil e Dinamarca se enfrentam pelas quartas de final do Mundial de Handebol nesta quarta-feira (28), em Oslo, Noruega. A partida começa às 13h30 (horário de Brasília). Quem vencer enfrentará o vencedor do confronto entre Portugal e Alemanha.