
Equipe do Samu faz parto em ambulância na rodovia BR-277 a caminho do hospital
A equipe do Samu que fez o parto, composta pela enfermeira e o condutor, ainda teve que parar a ambulância no caminho para atender vítimas de um acidente de trânsito


Uma equipe do Samu fez um parto dentro da ambulância na rodovia BR-277, quando estavam a caminho do hospital. A mãe, uma mulher de 23 anos, viveu um momento inesperado e emocionante ao dar à luz ao seu filho dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A situação aconteceu enquanto a gestante era transportada de Guaraniaçu para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel. A grávida, com 9 meses de gestação, chegou ao Hospital de Guaraniaçu com fortes dores e contrações. A equipe acionou imediatamente a ambulância para transferência.
Porém, no trajeto até Cascavel o bebê acabou nascendo antes que a equipe conseguisse chegar ao hospital. Mãe e filho foram encaminhados com segurança ao HUOP e passam bem.
A equipe era composta pela enfermeira Éder e pelo condutor Gilson. A situação aconteceu no último domingo (27).
Acidente no meio do caminho
Durante o trajeto para Cascavel, na altura do Km 562, os socorristas se depararam com um acidente de trânsito e prontamente pararam para prestar socorro às vítimas.
Duas pessoas sofreram ferimentos moderados após uma queda de moto. A equipe do Samu realizou os procedimentos e os protocolos de trauma necessários e solicitou o apoio do Siate, que chegou rapidamente e assumiu a ocorrência.
Após o atendimento no local do acidente, o deslocamento ao HUOP foi retomado. Tanto a mãe quanto o bebê foram encaminhados e receberam os cuidados médicos adequados.
(Informações: Consamu)