
Conselho dos Direitos da Mulher de Umuarama empossa membros e elege nova diretoria
O conselho municipal tem como incumbência formular políticas públicas para promover a defesa dos direitos da mulher


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) deu posse nesta segunda-feira, 28, aos 40 novos conselheiros e respectivos suplentes, eleitos ou indicados pelo poder público, para o biênio 2025/2027. A dedicação e o comprometimento desses voluntários são fundamentais para a formulação das políticas públicas voltadas à promoção e defesa dos direitos da mulher, conforme garantido pela legislação.
A secretária de Assistência Social, Maria Luísa Bertoco, representou o prefeito Fernando Scanavaca na cerimônia. Ela lembrou que CMDM é um colegiado permanente, deliberativo e fiscalizador das ações voltadas à garantia dos direitos das mulheres. “É um órgão vinculado, e não subordinado, ao município enquanto gestor da Política Municipal de Assistência Social e existe para assegurar o pleno exercício dos direitos das mulheres”, reforçou.
O conselho tem reuniões bimestrais e sessões plenárias para discutir e decidir sobre demandas do setor, num ambiente democrático e colaborativo. O CMDM é composto por igual número de representantes do governo municipal e da sociedade. São 10 titulares da sociedade civil e 10 do Executivo, que totalizam 20 titulares e respectivos suplentes.
O prefeito Scanavaca destacou que “o CMDM desempenha um papel fundamental na comunidade, pois promove e fiscaliza serviços, programas, projetos e benefícios destinados às mulheres, sempre em busca de igualdade de direitos e oportunidades”.
Silmara Ruiz realizou seu pronunciamento como presidente que deixa o cargo. A secretária Maria Luísa Bertoco também falou aos presentes. Na sequência. foram entregues certificados às conselheiras em final de mandato e referendada a posse dos novos conselheiros e suplentes.
Eleição da nova diretoria
A primeira reunião ordinária do Conselho dos Direitos da Mulher com a nova composição ocorreu seguida à posse. A pauta foi a eleição da nova diretoria executiva do conselho. De forma unânime as conselheiras presentes elegeram presidente Marcia Cristina de Souza, representante governamental, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram).
A vice eleita foi Jônia Piveta Crozarioli de Lima, suplente das associações, entidades, cooperativas ou organizações não governamentais afetas aos direitos das mulheres no conselho. Ana Flávia Bergamo Moura Brunelli foi aclamada para o cargo de secretária-geral do CMDM. A reunião terminou com um café da manhã servido às conselheiras.

(Informações: Assessoria PMU)