
Avenida Goiânia ganha rampas de acessibilidade e calçadas após recapeamento asfáltico
Nesta quinta equipes da empresa terceirizada implantaram rampas de acessibilidade e calçadas no entroncamento com a avenida Roberto Silveira


A avenida Goiânia está recebendo obras de implantação de rampas de acessibilidade e calçadas. Os serviços de recapeamento asfáltico em execução em Umuarama preveem a implantação dessas melhorias garantir que os pedestres possam transitar sem problemas. Os principais beneficiados são idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade.
A implantação de itens de acessibilidade é uma das premissas dos convênios celebrados entre o município e o Programa ParanáCidade. O órgão estadual é o agente financiador de obras em execução em várias partes da cidade.
O canteiro central da avenida Goiânia, que recebeu recapeamento do entroncamento da avenida Colombo até o cruzamento com a avenida dos Xetá, na entrada do Parque Dom Pedro, foi contemplado com várias rampas de acessibilidade e alguns trechos de calçamento.
Nesta quinta-feira, equipes de uma empresa terceirizada realizam serviços na altura do entroncamento com a avenida Roberto Silveira. Esta é também uma preocupação do prefeito Fernando Scanavaca, para o bem-estar e a segurança da população. “Esse é um cuidado necessário, em respeito ao cidadão”, disse.
As rampas, edificadas em concreto, contam com piso podotátil – que serve de guia para deficientes visuais – e ao final receberá a pintura padrão de acessibilidade. A calçada está sendo contruída no entorno de um barracão da antiga incubadora empresarial – esquina da rua Pinguim com a avenida Goiânia, que pertence ao município, tudo para dar mais conforto e segurança para os pedestres quem caminham por aquela região.

Projeto contempla rampas de acessibilidade e calçadas
O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos do município, Renato Caobianco, explicou que caso a construção de rampas de acessibilidade e calçadas não faça parte do projeto, o recapeamento não é nem aprovado no ParanáCidade. “É uma exigência contratual que sejam regularizadas todas as barreiras de acessibilidade e segurança nos trechos contratados”, lembrou.
O calçamento não será executado apenas em locais onde não exista viabilidade, ou que alguma obstrução torne impossível a execução. As benfeitorias, bem como a completa sinalização viária, acompanham os serviços de recapeamento executados no Parque Bandeirantes, Parque do Lago, Laranjeiras, avenida Goiânia, Parque Melhoramentos e em todos os locais onde o serviço foi contratado com o Paraná Cidade, do governo do Estado.

(Informações: Assessoria PMU)