
Mais de 600 estudantes do Paraná já começaram o intercâmbio do Ganhando o Mundo
Em todos os dias desta semana houve embarques de estudantes do Paraná. As viagens continuam neste sábado e no domingo


Mais de 100 estudantes do Paraná embarcaram nesta sexta-feira (31) para o Canadá, por meio do programa Ganhando o Mundo. Com isso, já são 625 alunos da rede estadual de ensino que começaram o intercâmbio. O grupo de hoje não contou com estudantes do Núcleo Regional de Educação de Umuarama.
Entre os 125 alunos que seguem rumo ao país norte-americano está a jovem Mônica Cristina Lima, de 15 anos. Ela mora na Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, no litoral paranaense, e foi a primeira aluna da rede pública estadual de sua comunidade a participar do programa.
“Hoje estou nervosa e ansiosa, porque parece que agora a ficha está caindo. É uma mistura de sensações. Essa é uma oportunidade que, se não fosse o Ganhando o Mundo, eu não teria tão facilmente por causa das condições”, reflete Mônica.
Só nesta semana, foram 440 embarques de estudantes do Paraná para três destinos: Canadá, Nova Zelândia e Irlanda. Além desses três países, Estados Unidos e Reino Unido completam a lista de locais de intercâmbio. Ao todo, 1.200 alunos viverão essa experiência.

Alunos do Núcleo de Umuarama
Os últimos alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama que vão para o intercâmbio viajam neste sábado e domingo. Conforme a coordenadora do programa no NRE local, Maria Américo, são cerca de 20 estudantes que contam as horas para embarcar para a Nova Zelândia.
Ao todo, 32 alunos do NRE de Umuarama participam desta edição do programa, incluindo os estudantes do “Ganhando o Mundo Agro”.

Programa proporciona intercâmbio aos estudantes do Paraná
Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes do Paraná para países da América do Norte, Europa e Oceania.
Diretores e professores também foram contemplados com viagens específicas. O investimento na iniciativa, desde seu lançamento, ultrapassa R$ 1 bilhão.

(Informações: OBemdito e AEN)