
Lote 4 do pedágio inclui Umuarama e deve ser leiloado até setembro de 2025
As rodovias incluem as PR-323, PR-182, PR-272, PR-317, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, além das federais BR-369, BR-272 e BR-376


O Lote 4 do pedágio, que inclui Umuarama e diversas cidades do Paraná, tem previsão de leilão até setembro de 2025. Ademais, o projeto prevê um investimento de R$ 17 bilhões, com a duplicação de 239 quilômetros de rodovias, além da construção de 84 viadutos e trincheiras.
A informação é do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, durante a 1ª reunião de 2025 da Amusep. Atualmente, o trecho do Lote 4 liga Cornélio Procópio a Guaíra, passando por Londrina, Maringá e Umuarama, além de conectar Maringá a Diamante do Norte.
Obras e prazos do Lote 4
De acordo com o secretário, as obras possivelmente ocorrerão entre o terceiro e o oitavo ano de contrato. “Vamos ter viadutos e trincheiras a cada sete quilômetros, o que trará mais segurança para a população”, afirmou Sandro Alex.
Em síntese, as rodovias que fazem parte do lote 4 do pedágio incluem as estaduais PR-323 (que atravessa Umuarama), PR-182, PR-272, PR-317, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, além das federais BR-369, BR-272 e BR-376.
Valores do pedágio
O secretário também comentou sobre a tarifa do pedágio e garantiu que a cobrança não irá ocorrer antes da realização das obras. Ainda segundo Sandro Alex, o modelo adotado no Paraná é referência para outros estados, como Santa Catarina. “Eles perceberam que um pedágio muito barato, sem obras, acaba gerando problemas no futuro”, disse.
O projeto do lote 4 segue em análise no Tribunal de Contas da União (TCU) e tem previsão de liberação até maio para publicação do edital e apresentação aos investidores.
(Com informações GMC Online)