Carlos Da Cruz Publisher do OBemdito

Ex-babá, família, aula de berrante pela internet: a história das belas da Expo Umuarama

Rainha que já ajudou a mãe em diárias; uma princesa que aprendeu a tocar berrante na última hora, pela internet, e outra que está pronta para casar. Um pouco da história das belas da Expo

Fotos: Danilo Martins/Obemdito
Ex-babá, família, aula de berrante pela internet: a história das belas da Expo Umuarama
Carlos Da Cruz - OBemdito
Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 20h20 - Modificado em 4 de fevereiro de 2025 às 08h31

Antes de subirem ao palco e conquistarem o posto de rainha e princesas de um dos maiores eventos do agro no Sul do Brasil, Gabriela Digigov, 19, Maria Eduarda Paixão, 20 e Karine Mendes Freschi, 24 já se consideravam vitoriosas. Cada uma das belas da Expo Umuarama, em sua particularidade, se superou para alcançar o tão sonhado título de representante do evento, no seu jubileu de ouro.

Além da superação, elas têm outra coisa em comum: o apoio de quem está a volta. Familiares e amigos lotaram o recinto do parque de exposições Dario Pimenta da Nóbrega para vibrar com as beldades. Para Gabriela e Karine foi tudo novidade, afinal estavam desfilando pela primeira vez. Já Maria Eduarda havia desfilado quando era adolescente.

Mesmo assim, a proposta do concurso de Rainha da Expo Umuarama foi algo totalmente diferente, o que deixou as candidatas em um clima de expectativa e descoberta.

A rainha que enfrenta os desafios

Não ter medo do desconhecido é um lema que Gabriela Digigov, 19,  carrega pra vida. A jovem, que morou no sítio em Altônia até os 10 anos, começou a trabalhar com 12, junto da mãe Ângela Maria nas diárias que ela fazia na cidade.

Aos 15 se tornou babá, e foi ali que o sonho da futura profissão despertou. “ A mãe da criança que eu cuidava descobriu que o bebê era autista e a partir disso eu busquei conhecimento para atendê-lo. Foi aí que me deu mais vontade de ajudar o próximo’’, contou Gabriela.

A rainha da Expo Umuarama 2025, Gabriela Digigov
A estudante de psicologia Gabriela Digigov, de 19 anos

Ela resolveu cursar psicologia, e por isso se mudou de Altônia para Umuarama, sozinha. Na capital da amizade, superou os desafios da vida adulta e vai para o segundo ano da faculdade. A vontade de participar do concurso e ser a mais bela das belas da Expo Umuarama já estava presente desde o ano passado, mas foi neste ano que a inscrição aconteceu.

A mãe e o padrasto, Ademir Cestare, foram fundamentais na decisão. “ Eles nunca duvidaram de mim e disseram que eu tinha que seguir em frente com o meu sonho’’, afirmou.

Gabriela não vai se esquecer da emoção que foi ser anunciada rainha e fazer do time das belas da Expo Umuarama 2025. Ver o sorriso  – e as lágrimas – de quem tanto a incentivou trouxe a sensação de dever cumprido.

“Tenho plena conviccação de que eu não teria conseguido sem o apoio dos meus pais, e agora preciso ainda mais da ajuda deles nessa missão que é representar o time da rainha e princesas da ExpoUmuarama na festa do jubileu de ouro’’, reforçou a jovem.

Gabriela Digigov, 19, rainha da Expo Umuarama com os pais
A rainda da Expo Umuarama 2025, Gabriela Digigov, com os pais

As belas da Expo Umuarama e a princesa que descobriu um talento

Também não dá pra contar a história de Maria Eduarda Paixão, 20, sem citar o apoio incondicional dos pais e do irmão. A primeira princesa da ExpoUmuarama 2025 venceu a timidez e subiu na passarela do parque de exposições, depois de três anos criando coragem.

“Para realizar os nossos sonhos, a gente precisa superar os desafios. Foi o que eu fiz. E desde o começo, meus pais e meu irmão me apoiaram”, comentou.

Maria Eduarda Paixão, 20, eleita a primeira princesa da Expo Umuarama
Maria Eduarda Paixão, primeira princesa da Expo Umuarama 2025

Foi o pai, Fábio Paixão, inclusive que deu a ideia da jovem tocar o berrante durante a apresentação. “Ele falou que seria interessante e que eu conseguiria aprender’’, explicou Maria Eduarda.

Mas detalhe: ninguém na família sabia! O jeito foi correr pra internet. Depois de horas e horas de dedicação, 20 dias depois lá estava Maria tocando o instrumento para a plateia do concurso. Durante a apresentação, ela precisou controlar a ansiedade para provar pra todo mundo que sabia  o que estava fazendo.

“ Eu estava muito nervosa, até falhei na primeira tentativa e  achei que não ia conseguir. Mas com a torcida de toda minha família que estava no desfile, eu respirei e toquei. Foi especial’’, relembrou.

Princesa da Expo Umuarama tocando berrante no curso
A primeira princesa da Expo fez bonito ao berrante, que aprendeu pela internet

A jovem se emocionou no palco ao ver a mãe, Neia Paixão, em meios às lágrimas depois do resultado. Ela explica que a família é muito unida. O irmão, por exemplo, é cantor e a equipe de produção dele é composta pelos pais e pela própria Maria Eduarda.

Representar todo o esforço deles durante a Expo, é motivo de orgulho. “ Eu sempre fui à feira com meus pais e com meu irmão. Agora, fazendo parte do time das belas da Expo Umuarama a vai ser diferente , mas estou muito feliz com a responsabilidade de divulgar essa festa tão importante pra região’’, celebrou a estudante de educação física, apaixonada por animais.

As belas da Expo Umuarama e a segunda princesa que esperou o ano certo

E quando a influência vem da família que você adotou no coração? Não que os pais de Karine Mendes, 24, não a apoiam. Pelo contrário, estavam no desfile e a mãe até perdeu a voz de tanta torcida. Mas é que a jovem, nascida e criada em Umuarama, passou a ter mais contato com o mundo do campo por conta da família do noivo, Guilherme Soares.

“O pai dele, meu sogro, foi campeão 5 vezes do rodeio cutiano da ExpoUmuarama. Desde que eu ‘entrei’ pra família, conheci esse universo e me apaixonei”, explicou Karine.

Karine Freschi, 24, eleita a segunda princesa da Expo Umuarama
A segunda princesa da Expo Umuarama 2025, Karine Mendes

A participação no concurso também só aconteceu por conta do noivo. Ele insistiu tanto que ela resolveu se inscrever, em 2024. Mas no dia da seleção, ela desistiu. Quando as inscrições para o jubileu de ouro da Expo abriram, aí não houve espaço pra dúvida.

“Fiz a inscrição, me dediquei ao máximo nos ensaios e preparativos e me senti muito realizada com o que entreguei. Era pra ser esse ano’’, comemorou. Ver todos os familiares na platéia também foi um momento marcante. “Eu fiquei muito mais tranquila quando pude ver o sorriso de todos’’, lembrou.

Segunda princesa da Expo Umuarama recebendo o título
Karine Mendes, segunda princesa da Expo Umuarama

Karine ficou com o título de segunda princesa depois de um desempate. A licitadora vai aproveitar a feira de uma maneira nova, mas feliz com a responsabilidade de estar entre as belas da Expo Umuarama.

“Nas outra edições da Expo, eu estava no parque praticamente os dez dias. O que muda é que agora eu estou como representante da feira, e poder fazer isso depois de tanto apoio das minhas duas famílias é gratificante’’, complementou.

Milton Gaiari, presidente da SRU, e as eleitas no concurso de Rainha da Expo Umuarama
Presidente da Sociedade Rural, Milton Gaiari, e sua esposa, Madalena, com a rainha (centro), primeira princesa e segunda princesa da Expo Umuarama
Rainha da Expo Umuarama com a bandeira do jubileu de ouro

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas