Redação Publisher do OBemdito

Casos de dengue no Paraná passam a ser contados dentro do ano

A Secretaria Estadual de Saúde mudou o formato de contagem após os casos passarem a ocorrer durante todo o ano.

Foto: Danilo Martins / Obemdito
Casos de dengue no Paraná passam a ser contados dentro do ano
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 16h41 - Modificado em 4 de fevereiro de 2025 às 16h41

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou, nesta terça-feira (4), o novo boletim de casos de dengue no estado. A publicação é a primeira no novo formato de contagem, que passa a somar as confirmações da doença de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

Antes, o boletim somava os casos confirmados, suspeitos e as mortes por dengue de julho de um ano até agosto do ano seguinte por conta do período sazonal da doença. Mas essa não é mais a realidade, segundo a Sesa. Desde 2020, o estado confirma os casos ao longo de todo o ano, sendo quase 90% deles no primeiro semestre.

Além disso, o Ministério da Saúde também utiliza o padrão agora adotado pela Sesa, o que facilita o alinhamento dos números junto ao governo federal.

“A dengue deixou de ser uma doença sazonal. Ela ocorre durante todo o ano, com picos de casos nos primeiros meses. Estamos trabalhando em várias frentes, e essa mudança trará mais clareza, permitindo o acompanhamento dos dados e servindo de alerta e cuidado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Novo boletim da dengue traz uma morte pela doença

O boletim divulgado mostra que, neste ano, o Paraná registrou 2.569 casos de dengue e confirmou uma morte: trata-se de um paciente de 91 anos, morador de Jaguapitã, que veio a óbito no dia 18 de janeiro.

O estado notificou 15.858 suspeitas de dengue. Destas, 6.004 foram descartadas e 7.245 estão em investigação.

Ao todo, 336 municípios do estado registraram notificações da doença, e 154 já confirmaram ao menos um caso.

Regional de Umuarama está em alerta

A 12ª Regional de Saúde de Umuarama está entre as cinco regionais com mais casos de dengue confirmados até agora, com 171 casos. Quem lidera a lista é a 17ª Regional de Paranavaí, com 899 casos. Na sequência, vêm a 14ª Regional de Londrina (381), a 13ª Regional de Cianorte (275), a 12ª Regional de Umuarama (171) e, por fim, a 19ª Regional de Jacarezinho (139).

Somente o município de Umuarama confirmou 7 casos. Outros 68 estão em investigação.

Confira o novo boletim da dengue, com os casos por município, aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas