
Prouni: MEC divulga resultado da primeira chamada nesta terça-feira
Os inscritos no processo seletivo do primeiro semestre no Prouni de 2025 podem consultar o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior


O Ministério da Educação (MEC) divulgará, às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira (4), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025. Portanto, os inscritos poderão conferir a lista de selecionados por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, o Prouni oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Desse total, as universidades destinam 203.539 bolsas para cobertura integral das mensalidades, enquanto 134.905 garantem o pagamento parcial. Dessa forma, o programa busca ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Prazos e envio da documentação
Os candidatos pré-selecionados no Prouni terão entre os dias 4 e 17 de fevereiro para apresentar a documentação exigida, conforme estabelece o Edital nº 2/2025. Além disso, o envio pode ocorrer presencialmente na instituição de ensino superior escolhida ou, se preferirem, por meio eletrônico.
As universidades e faculdades, por sua vez, devem disponibilizar um espaço específico em seus sites para o recebimento dos documentos. Caso não contem com essa ferramenta digital, precisam, então, designar funcionários para receber a documentação presencialmente nos locais onde os cursos funcionam, dentro do horário de atendimento da instituição.
Prouni completa 20 anos
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni concede bolsas de estudo, integrais e parciais, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas. Como o programa ocorre duas vezes ao ano, ele beneficia estudantes sem diploma de ensino superior de forma contínua.
Ao longo dessas duas décadas, o Prouni já atendeu mais de 3,4 milhões de estudantes entre 2005 e 2024. Nesse período, as mulheres representam 56% dos bolsistas, enquanto os negros correspondem a 55% do total.
Além disso, dados do Censo da Educação Superior de 2023 mostram que 58% dos beneficiários do programa concluíram a graduação. Em contrapartida, entre aqueles que não receberam a bolsa, a taxa de conclusão cai para 36%. No total, 1,46 milhão de bolsistas já finalizaram seus cursos. Portanto, esses números reforçam o impacto do programa no acesso e na permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade no ensino superior.
(Com informações Ministério da Educação)