Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Lidia Maejima, ex-juíza em Pérola, é a primeira mulher a assumir a presidência do TJPR

A comarca de Pérola foi a primeira que a magistrada assumiu como juíza de direito

A desembargadora Lidia Maejima, primeira mulher a assumir a presidência do TJPR (FOTOS DA MATÉRIA: AEN)
Lidia Maejima, ex-juíza em Pérola, é a primeira mulher a assumir a presidência do TJPR
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 22h01 - Modificado em 5 de fevereiro de 2025 às 09h13

Ao assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) na última segunda-feira (3), a desembargadora Lidia Maejima se tornou a primeira mulher a comandar o órgão em 132 anos de existência. Na década de 1990, Maejima foi juíza de direito na comarca de Pérola, na região de Umuarama, noroeste do Paraná. O mandato vai até o final de 2026.

Nascida em 1960, em Arapongas, Lidia Maejima se formou em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e possui especialização em Processo Civil pela PUC de São Paulo. Ela ingressou na magistratura paranaense em 1984, logo após ser aprovada em concurso público.

Durante sua carreira, atuou como juíza substituta nas comarcas de União da Vitória, Cornélio Procópio e Foz Iguaçu. Pérola foi a primeira jurisdição que Maejima assumiu como juíza de direito, passando depois por Andirá, Goioerê, Cascavel e Londrina. Foi promovida a desembargadora em 2007.

Lidia Maejima Tj
Lidia Maejima Tj Obemdito

No discurso de posse, Lidia Maejima ressaltou a importância de sua nova função e a responsabilidade de ser a pioneira feminina no cargo de presidência do TJPR.

“Tenho plena consciência da redobrada responsabilidade que recai sobre meus ombros, não apenas por liderar o quarto maior tribunal do país, mas também por ser a primeira mulher a receber esta nobre missão”, declarou. Ela reafirmou seu compromisso com a melhoria da prestação jurisdicional para os paranaenses, destacando seu propósito de oferecer o melhor pelo judiciário.

A posse reuniu diversas autoridades, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Kuri, e figuras proeminentes do cenário judiciário e político.

A nova diretoria do TJPR, que tem à frente Lidia Maejima, é também composta pelos desembargadores Hayton Lee Swain Filho como 1º vice-presidente, Fábio Haick Dalla Vecchia como 2º vice-presidente, e Fernando Wolff Bodziak no papel de corregedor-geral da Justiça. Ana Lúcia Lourenço e Ruy Alves Henriques Filho completam a equipe como corregedora e ouvidor-geral, respectivamente, enquanto José Américo Penteado de Carvalho assume a função de ouvidor.

O ex-presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou avanços durante sua gestão, mencionando conquistas no âmbito administrativo e políticas voltadas à igualdade de gênero.

Keppen também apontou a importância das parcerias com o Governo do Estado em programas como os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Moradia Legal, que visam à regularização de imóveis financiados pela Cohapar.

O desembargador encerrou sua gestão agradecendo pelo relacionamento institucional harmonioso com o governo estadual, ressaltando sempre a importância da independência e colaboração para a eficácia na prestação de serviços de justiça aos cidadãos do Paraná.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas