Carlos Da Cruz Publisher do OBemdito

Duplicação da rodovia PR-323 só terá início quatro anos após a concessão

Projeto da ANTT para a duplicação da PR-323 prevê os valores do pedágio para cada praça. Confira quanto custará viajar entre Umuarama e Maringá

Foto: Danilo Martins / Obemdito
Duplicação da rodovia PR-323 só terá início quatro anos após a concessão
Carlos Da Cruz - OBemdito
Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 19h34 - Modificado em 7 de fevereiro de 2025 às 10h24

A duplicação dos quase 170 km da PR-323 deve começar a partir do quarto ano de concessão da rodovia. É o que prevê o projeto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O leilão para a privatização da PR-323 deve ser realizado em setembro.

Em resposta a OBemdito, a ANTT informou que a expectativa é lançar o edital até o mês que vem. No entanto, a agência aguarda as considerações do Tribunal de Contas da União (TCU), que atualmente analisa os documentos.

A ANTT também destacou que os prazos de construção são estimativas para a organização das demandas.

Quatro anos de obras

Segundo o cronograma da ANTT, as obras de duplicação da PR-323 serão realizadas entre o 4º e o 8º ano após a privatização da rodovia. O trecho entre Umuarama e Cianorte será um dos primeiros contemplados, sendo duplicado no 4º e no 5º ano.

No mesmo período, a agência prevê a construção de passarelas entre a “Capital da Amizade” e a “Capital do Vestuário”. Serão 11 instalações para a travessia de pedestres. Ao longo de toda a extensão da PR-323, a concessionária vencedora da licitação deverá construir 17 passarelas.

O projeto também prevê a construção de dois viadutos: um no km 215, na região de Cianorte, e outro no km 250, entre Cruzeiro do Oeste e Tapejara. Já para o tráfego de bicicletas, serão construídos quase 16 km de ciclovias. As obras ocorrerão entre o 3º e o 7º ano de concessão.

E o valor do pedágio?

A ANTT estipulou os valores de cobrança para as praças. A tabela da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) aponta que cada local terá a sua taxa. Confira abaixo os valores para carros de passeio:

Praça Umuarama: R$ 14,25

Praça Cianorte: R$ 10,22

Praça Jussara: R$ 13,80

Uma viagem de ida e volta entre Umuarama e Maringá, por exemplo, custará R$ 48,04. Se o motorista sair de Maringá com destino a Guaíra, o custo fica maior: R$ 91,34 entre ida e volta.

Correção:

Diferentemente do que foi informado anteriormente, a praça de pedágio de Umuarama ficará na divisa do município com Perobal. Portanto, quem sair da zona urbana de Umuarama com destino a Maringá, passará por duas praças de pedágio. Se o destino for Guaíra, serão duas praças: a da divisa com Perobal e a de Francisco Alves.

Além da PR-323, o lote 4 de concessão das rodovias do Paraná inclui trechos de outras sete rodovias estaduais: PR-182, PR-272, PR-317, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986.

As rodovias federais que também fazem parte do pacote são a BR-272, BR-369 e BR-376. Somando todos os trechos (federais e estaduais), serão 628 km de rodovias privatizadas neste lote.

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