
Inscrições para o Fies 2025 terminam nesta sexta; candidatos devem fazer as matrículas online
Esse é o primeiro processo seletivo do ano que oferece mais de 67 mil vagas na instituições credenciadas junto ao Ministério da Educação


As inscrições para o Fundo de Financiamento Estadual (Fies) 2025 estão na reta final. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta (7).
Para concorrer a uma das 67.301 vagas oferecidas no primeiro semestre, o candidato precisa acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e criar um login e senha. Também é possível acessar o portal com os dados do Gov.br.
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, que atende estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico.
Quem pode concorrer a uma vaga no Fies 2025?
Para tentar o financiamento do curso superior via Fies, o candidato precisa ter feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo menos uma vez desde 2010.
Além disso, é preciso ter feito ao menos 450 pontos na média das cinco notas do exame, e não ter zerado na redação.
Quem fez o Enem como treineiro não pode se inscrever no Fies.
Resultados
O Ministério da Educação prevê que o resultado da chamada única do Fies 2025 será publicado no dia 18 de fevereiro.
A confirmação das vagas será feita logo depois, entre os dias 19 e 21.
Quem não for chamado, entra automaticamente na lista de espera que terá sua convocação entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
O que é o Fies?
O que é o Fies? O Fies é um programa do Ministério da Educação instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Inep/MEC.
Com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, onde os estudantes de baixa renda são atendidos, os financiamentos podem chegar até 100% do curso.