Redação Publisher do OBemdito

Escolas e CMEIs de Umuarama enchem com o retorno do ano letivo de 2025

As escolas de 1º ao 5º e ano e EJA iniciaram as aulas utilizando a metodologia do Círculo de Diálogo da Justiça Restaurativa.

Foto: Assessoria PMU
Escolas e CMEIs de Umuarama enchem com o retorno do ano letivo de 2025
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de fevereiro de 2025 às 16h12 - Modificado em 10 de fevereiro de 2025 às 16h15

Escolas e centros de educação infantil (CMEIs) de Umuarama voltaram a ficar movimentados com o retorno dos 10.125 alunos que estavam em férias. A Secretaria de Educação anunciou o início do ano letivo 2025 nesta segunda-feira, 10, para os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, ressaltou o objetivo para este ano letivo. “ É oferecer um ensino de excelência, que vá além do conteúdo programático e que prepare os nossos alunos para os desafios do mundo atual”. Por isso, conta com a colaboração e talento dos profissionais da educação, “para juntos construirmos um ano letivo de muito aprendizado, crescimento e realizações”.

Para assegurar a qualidade de ensino, os diretores e coordenadores de todas as etapas educacionais receberam Assessoria Pedagógica conduzida pela equipe da Secretaria de Educação. Letícia também enfatizou que “proporcionar um ambiente seguro e acolhedor é fundamental para garantir um início de ano letivo tranquilo”.

As unidades ficaram organizadas devido à dedicação de toda a equipe escolar para acolher as crianças no primeiro dia de aula. Como resultado, os gestores da Educação Infantil receberam orientações dos coordenadores educacionais para proporcionar aos estudantes um ambiente agradável.

Metodologia

As escolas de 1º ao 5º e ano e EJA iniciam as aulas com um momento especial de acolhida, utilizando a metodologia do Círculo de Diálogo da Justiça Restaurativa. Essa prática cria um espaço seguro para expressão de sentimentos, vivências e expectativas, permitindo que os alunos se sintam ouvidos, respeitados e pertencentes à comunidade escolar, incentivando a empatia e o respeito.

Além disso, a secretária de Educação falou também da importância do período da Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática, que ocorre nas primeiras semanas de aula. Segundo ela, “essa é uma etapa fundamental para compreender os conhecimentos prévios de cada estudante e planejar as melhores estratégias pedagógicas”.

(Com informações Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas