
Umuarama receberá um trator que integra nova frota adquirida pela gestão da UEM
Ao todo, foram entregues 26 carros e utilitários. Umuarama receberá um trator para uso na Fazenda do Câmpus Regional (CAU).


Umuarama receberá um trator que integra a nova frota adquirida pela gestão da UEM (Universidade Estadual de Maringá). O ano começou com a aquisição de 26 carros e utilitários que se somam à frota automotiva da instituição neste ano. Trata-se da maior entrega de veículos da história da instituição.
O investimento total é de aproximadamente R$ 6 milhões, entre recursos próprios e aportes conquistados pela gestão junto à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná.
Dentre os modelos adquiridos para os câmpus, estão cinco tratores YTO, dois tratores Mahindra – Umuaramara receberá um trator Mahindra – três caminhonetes Ford Ranger, uma caminhonete Nissan Frontier, seis carros Renault Duster, uma Chevrolet TrailBlazer, quatro picapes Renault Oroch e uma van de passageiros Renault, todos ano 2024 ou 2024/25.
Conforme o reitor, Leandro Vanalli, o investimento representa um marco histórico para a instituição. “É a primeira vez que uma gestão adquire tantos veículos e faz uma renovação de frota tão significativa na história da Universidade”, disse.
O reitor acrescentou que “tínhamos, até então, um passivo muito grande de veículos velhos e quebrados. Agora, por meio de recursos conquistados diante do governo estadual e também de investimentos próprios, estamos conseguindo renovar a frota de veículos de passeio e utilitários, como tratores e caminhonetes, importantes para os câmpus regionais, para nossas fazendas escola e para tantos projetos de pesquisa e extensão”, celebrou.

Renovação da frota
Os carros, caminhonetes e picapes adquiridos representam uma renovação de 70% na frota de veículos de passeio da UEM, gerenciada pelo setor de Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU). As aquisições contemplam o câmpus de Maringá, e os câmpus regionais da UEM em Cianorte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Os destinos das aquisições estão descritos a seguir.
- 1 trator YTO – Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI);
- 1 trator YTO – Fazenda do Câmpus Regional do Noroeste (CRN), em Diamante do Norte;
- 1 trator YTO – Centro de Treinamento em Irrigação (CTI);
- 1 trator YTO – Núcleo de Pesquisa Peixegen – Estação Experimental de Piscicultura de Floriano;
- 1 trator YTO – Base do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) em Porto Rico;
- 1 trator Mahindra – Parque Ecológico da UEM – Câmpus de Maringá;
- 1 trator Mahindra – Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama (CAU);
- 1 van de passageiros Renault – Núcleo de Pesquisa Peixegen – Estação Experimental de Piscicultura de Floriano;
- 6 carros Renault Duster – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU);
- 4 picapes Renault Oroch – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU);
- 3 caminhonetes Ford Ranger – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU);
- 1 Chevrolet TrailBlazer – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU);
- 1 caminhonete Nissan Frontier – Garagem da Prefeitura do Câmpus (PCU);
- 1 ambulância Sprinter – Hospital Universitário de Maringá (HUM);
- 1 caminhonete Ford Ranger – Hospital Universitário de Maringá (HUM);
- 1 van de passageiros – Hemocentro e Hospital Universitário de Maringá (HUM);
- 1 sedan Fiat Cronos – Hemocentro e Hospital Universitário de Maringá (HUM).
Mais segurança e conforto
De acordo com a Reitoria, a iniciativa deve proporcionar maior conforto, segurança e tecnologia aos motoristas que fazem o transporte diário de pessoas e cargas pelos câmpus da UEM, uma vez que os novos modelos apresentam designs mais ergonômicos – conforme a Garagem, cerca de 400 viagens são realizadas por mês em apoio a pesquisas de campo, projetos de extensão e transporte de servidores e acadêmicos entre os câmpus da UEM.
Além disso, a compra dos veículos priorizou modelos com melhor eficiência energética, o que resulta em economia de combustível, redução de custos operacionais e diminuição nas emissões de gases de efeito estufa. O objetivo da gestão é renovar toda a frota de veículos de passeio da UEM em 2025.

Restaurante Universitário em foco
Os veículos utilitários adquiridos atenderão a unidades da UEM que promovem pesquisa e extensão, aliadas à produção de alimentos. Conforme a gestão, as aquisições devem contribuir para a expansão do programa que abastece o RU com alimentos saudáveis e de qualidade.
Um dos objetivos do investimento é possibilitar a produção de carne bovina nas unidades da UEM a partir deste ano, o que ajudaria a reduzir significativamente os custos operacionais do restaurante.
Para isso, as unidades produtivas do Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas) também estão recebendo veículos, como é o caso da FEI, do Núcleo de Pesquisa Peixegen. Umuarama receberá um trator para uso na Fazenda do Câmpus Regional (CAU).
O Projeto Horticultura, desenvolvido no Centro de Treinamento em Irrigação (CTI), e a Fazenda do Câmpus Regional do Noroeste (CRN), também em Diamante do Norte, foram igualmente contemplados.
Em 2024, a Reitoria apresentou à comunidade 14 novos carros de passeio e utilitários – incluindo uma ambulância e um ônibus escolar – adquiridos com recursos próprios da UEM ou conquistados por meio de doações e parcerias.

(Informações: Assessoria UEM)