Redação Publisher do OBemdito

Edina Batista, de Goioerê, apita primeiro clássico de Neymar no retorno ao Brasil

Árbitra paranaense terá grande responsabilidade ao comandar o duelo entre Neymar e Memphis , na Neo Química Arena.

Foto: Reprodução / Fifa
Edina Batista, de Goioerê, apita primeiro clássico de Neymar no retorno ao Brasil
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de fevereiro de 2025 às 12h07 - Modificado em 12 de fevereiro de 2025 às 12h10

Depois de retornar ao Brasil, Neymar fará o seu primeiro clássico com o Santos. O Peixe enfrenta, nesta quarta-feira (12), o Corinthians pela 9ª rodada do Campeonato Paulista. E quem comandará a partida é a árbitra Edina Alves Batista, de Goioerê.

Esse será o sexto jogo apitado por Edina na competição. Ela, que está no quadro da FIFA desde 2016, participou no ano passado de grandes competições: Jogos Olímpicos, Copa América, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, entre outros.

Trajetória de Edina Batista

Edina Alves Batista, 45 anos, começou a carreira no basquete, mas migrou para a arbitragem por influência de um amigo da família. No entanto, ela não tinha condições de pagar o curso na Federação Paranaense de Futebol. Então, trabalhou em um viveiro de mudas para levantar o dinheiro necessário.

Sua trajetória na arbitragem começou na função de assistente. Apesar disso, Edna não desistiu e conseguiu o tão sonhado espaço com o apito no campo.

Em 2019, a árbitra paranaense quebrou um tabu: 14 anos depois, uma mulher voltava a apitar um jogo da Série A do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, passou a ser nome confirmado em partidas importantes dos mais diversos campeonatos.

Nesta quarta-feira, terá mais uma grande responsabilidade no duelo alvinegro, na Neo Química Arena.

Neymar titular

A expectativa da comissão técnica do Santos é contar com Neymar durante os 90 minutos. Até porque o Peixe precisa de uma vitória para garantir a classificação para a próxima fase. Caso perca, a equipe pode até cair para a lanterna do grupo.

Sob o apito de Edina Batista, o camisa 10 do Santos vai se reencontrar com outra estrela mundial: o atacante holandês Memphis Depay. Os dois já se enfrentaram algumas vezes nos tempos de Barcelona e Lyon, com vantagem para o brasileiro.

Portanto, a promessa é de uma partida disputada, que exigirá comando da goioerense Edina Batista.

Onde assistir

O clássico será transmitido nos seguintes canais: Record, Cazé TV, UOL Play, PlayPlus, Nosso Futebol e Zapping TV.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas