
Matriz São Francisco de Assis irá celebrar a novena em louvor ao Santo Padroeiro
A Matriz São Francisco de Assis divulgou o calendário com as datas da novena em louvor ao santo padroeiro. A […]


A Matriz São Francisco de Assis divulgou o calendário com as datas da novena em louvor ao santo padroeiro. A novena começa neste sábado (25) e segue até o dia (3) de outubro na Matriz em Umuarama.
Os fieis que desejam participar dos momentos de fé precisam agendar o dia e horário para participar. O agendamento podem ser feito por meio dos links.
Confira a programação:
1º Dia – Sábado 25/09 – 19h30
2º Dia – Domingo 26/09 – 19h30
3º Dia – Segunda-feira 27/09 – 20h
4º Dia – Terça-feira 28/09 – 20h
5º Dia – Quarta-feira 29/09 – 20h
6º Dia – Quinta-feira 30/09 – 20h
7º Dia – Sexta-feira 01/10 – 20h
8º Dia – Sábado 02/10 – 19h30
9º Dia – Domingo 03/10 – 19h30
Missa Solene – Dia de São Francisco de Assis – Segunda-feira 04/10 – 9h30
Haverá também a tradicional benção dos animais no dia 4 de outubro, às17h, em frente a Igreja Matriz.
SOBRE FRANCISCO DE ASSIS:
A vida de São Francisco de Assis foi se projetando sobre os homens de todo o mundo, inquietando grandes e pequenos, sábios e ignorantes, pobres e ricos, homens de vários credos…
Se nos perguntamos o segredo de Francisco, simplesmente descobriremos que “levou a sério o Evangelho!” Acreditou na Palavra de Cristo! Entrega-se a Deus com uma confiança de criança. Toma o Evangelho em suas mãos, disposto a convertê-lo em prática. Se para conseguir um tesouro no céu deve vender tudo o que tem e dar aos pobres, é o que ele fará. Se diz que tem que deixar a família, Francisco cumpre essa dura exigência sem vacilação… Jamais desanima…
Essa sua conduta diante do difícil cativa a muitos jovens, porque ele lhes ensina a dar um sentido às dificuldades de cada dia. Esta vivência evangélica possibilita tornar presente o Cristo no dia-a-dia. Toda a sua vida é uma preciosa oferenda que permitirá a Cristo tornar a passar por entre os homens. Oferenda preciosa que também hoje Deus espera de quem sente o desejo de reencarnar Cristo e fazê-lo viver cheio de amor, justiça e paz.
A Regra Franciscana, podemos dizer, é uma cópia do Evangelho. Tudo o que Cristo diz possível de se viver. Cristo é a verdade, e seus mandamentos também são a verdade.
À luz de São Francisco precisamos examinar nossa fidelidade ao Evangelho e convertê-lo em norma de nossa vida.
A primeira coisa que percebemos é que precisamos voltar à SIMPLICIDADE. Complicamos demais nossa vida em uma estúpida correria! É preciso que Francisco volte e nos recorde que a simplicidade podará nos trazer felicidade.
Precisamos voltar ao AMOR FRATERNAL, dispostos a ver em cada pessoa a imagem de Deus. Uma vida na qual com sincera humildade atuemos convencidos de que viemos para servir… Uma vida na qual realmente os pobres sejam os privilegiados.
Quanta necessidade temos dessa disciplina que leva a NEGAR-NOS a nós mesmos, por amor! Uma negação que não busque aplausos ou condecorações, que não pede nada em troca porque sabe que o prêmio é o próprio Deus.
E quanta necessidade temos da ORAÇÃO, da meditação, do amor ao silêncio… Apartar-nos do barulho e retirar-nos para a solidão e ali ficarmos a sós com Deus, recebendo a sua Palavra no coração para voltarmos depois com lucidez e continuarmos a encher de luz os caminhos do mundo.
É necessário voltarmos também à SAGRADA ESCRITURA como fazia Francisco: com a disposição do filho que se acerca para ouvir a sabedoria do Pai e se prepara para obedecer sem condições.
Para São Francisco, o TRABALHO é fonte de santificação. É bom insistir no amor ao trabalho porque muitos dos males do mundo e de nossa sociedade tem sua origem na ociosidade, na busca fácil e gananciosa de bens, ou no querer explorar e aproveitar-se do trabalho dos irmãos, principalmente dos mais frágeis.
Como precisamos da PAZ! O Evangelho nos ensina a compreender, a perdoar quantas vezes for necessário. Hoje vivemos sob domínio do egoísmo, da inveja, de rancores, indiferenças, da violência cotidiana, guerras… que geram insegurança e desassossegos.