
Homem que ameaçou praticar atentado contra Lula é alvo de operação da Polícia Federal
Ele foi ouvido e submetido à tornozeleira eletrônica, entre outras sanções


A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para localizar o homem que ameaçou praticar um atentado contra Lula. O objetivo da ação policial foi investigar e coibir ameaças de morte feitas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ação foi realizada nesta quarta-feira (12).
Segundo as investigações, um indivíduo fez postagens em redes sociais ameaçando praticar um atentado contra Lula durante sua visita a Belém. Nesta quinta-feira (13) o presidente Lula cumprirá uma série de compromissos oficiais na capital do Pará.
Por causa disso, a PF requereu medidas à Justiça Federal do Pará contra o suspeito, que não teve a identidade revelada. Os agentes cumpriram o mandado de busca e apreensão, autorizado pela Justiça Federal. O homem foi ouvido e teve impostas medidas cautelares. Entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de aproximação do investigado de locais onde o presidente da República estiver presente.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento para esclarecer todos os detalhes do caso.
Agenda do presidente em Belém
Nesta quinta-feira, o presidente participa da cerimônia de entrega de 1.008 habitações do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Viver Outeiro, em Belém. É a primeira de uma série de três agendas na capital paraense, que segue com programação até a sexta-feira (14). O empreendimento, na ilha de Caratateua (conhecida como Outeiro), integra a Faixa 1 do programa habitacional e beneficia diretamente mais de 5 mil pessoas.
No fim da tarde, às 19h, no auditório da sede do Banco da Amazônia (Basa), no bairro Campina, o presidente participa da cerimônia de anúncio da ampliação do Microcrédito Produtivo Orientado. A atividade ainda marca o acordo de parceria entre Basa e empresas que vão operar o Basa Acredita: Microcrédito Produtivo e Orientado.
Na sexta-feira, às 9h30, está prevista uma visita às obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30 — com a possibilidade de sobrevoo às obras de macrodrenagem e urbanização de canais de Belém, realizadas com financiamento do BNDES. Logo depois, a comitiva acompanha a cerimônia de divulgação dos investimentos do Governo Federal para a COP30 e seu legado.
A agenda será no Mercado São Brás a partir das 11h. Além da divulgação das obras em andamento, estão previstos anúncios dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e de Portos e Aeroportos (MPor).
(Informações: Agência Brasil, PF de Governo Federal)