
Pix apresenta instabilidade e clientes de vários bancos relatam problemas com pagamentos
Houve um pico de reclamações por volta das 9h desta quinta-feira


Na manhã desta quinta-feira (13) o pix apresenta instabilidade e o fato vem gerando reclamações de consumidores de vários bancos. Nas redes sociais os relatos se multiplicaram e citam principalmente as falhas com pagamentos.
O site Downdetector, que monitora queixas de instabilidade em aplicativos, registrou um pico de reclamações sobre o pix às 9h. Neste horário foram publicados cerca de 4.200 relatos do serviço fora do ar.
O site Bem Paraná informou ter procurado o Banco do Brasil, porém, não havia recebido manifestação sobre a situação.
Pagamentos de boletos
Desde o dia 3 de fevereiro os boletos podem ser pagos não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. Entrou em vigor a resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro que moderniza o tradicional boleto bancário.
Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias.
Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor. O boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico) permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.