Agência Brasil Publisher do OBemdito

Papa Francisco é internado para tratamento de bronquite

Comunidade do Vaticano afiram que Francisco realizará exames diagnósticos para acompanhamento da doença

Foto: Vatican News
Papa Francisco é internado para tratamento de bronquite
Agência Brasil - OBemdito
Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 09h59 - Modificado em 14 de fevereiro de 2025 às 10h06

O papa Francisco foi hospitalizado nesta sexta-feira (14) para continuar o tratamento de bronquite, segundo o Vaticano.

Em nota, a Igreja Católica confirmou que o pontífice seguiu para o hospital para realizar exames de acompanhamento da doença, que ainda persiste.

“Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, diz a nota.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, tem 88 anos e, desde 2013, lidera a Igreja Católica no mundo. Recentemente, ele foi diagnosticado com bronquite e passou a realizar audiências em sua casa no Vaticano.

Em um dos episódios, Francisco pediu a seu assistente que lesse o catecismo porque estava com um “resfriado forte”.

Mesmo com as dificuldades, o papa Francisco mantém a agenda diária de compromissos e participa de reuniões no Vaticano. O último compromisso antes da ida ao hospital foi uma reunião oficial com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.

Problemas de saúde

A saúde do papa é motivo de preocupação. Em meados de janeiro, Francisco caiu em sua residência e machucou o braço direito, mas não houve fratura. Ele usou uma tipoia para imobilizar o local machucado por alguns dias.

Antes disso, em dezembro do ano passado, o pontífice machucou o queixo ao batê-lo em uma mesa de cabeceira. Na época, ele apareceu com um hematoma roxo na região atingida, o que despertou a curiosidade dos fiéis. Só depois da aparição é que o Vaticano confirmou o acidente.

Quem é o papa Francisco?

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa do continente americano. Da congregação dos jesuítas, o argentino era arcebispo de Buenos Aires quando foi nomeado chefe da Igreja Católica.

É conhecido por declarações que promovem a acolhida, mas que, ao mesmo tempo, geram discussões dentro da Igreja. Um exemplo são as críticas às deportações de imigrantes realizadas pelo governo dos EUA e a aprovação de uma diretriz que permite que homens gays entrem nos seminários, desde que não haja relação sexual.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas