
Novo concurso da Polícia Federal terá mil vagas; confira quais cargos serão ofertados
A decisão saiu no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (14) e os cargos disponíveis são delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista


A Polícia Federal autorizou um novo concurso público com mil vagas para a área policial. A decisão saiu no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (14). Dessa forma, os cargos disponíveis incluem delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista.
Confira a distribuição das vagas no novo concurso da Polícia Federal:
- 120 para delegado de polícia federal;
- 69 para perito criminal federal;
- 630 para agente de polícia federal;
- 160 para escrivão de polícia federal;
- 21 para papiloscopista policial federal.
O documento foi assinado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. Conforme determinado, o prazo para a publicação do edital será de até seis meses, contados a partir da data da autorização.14).
O governo fez o anúncio do novo concurso da Polícia Federal em janeiro.
Anteriormente, em janeiro, o governo federal já havia anunciado o novo concurso da Polícia Federal. Na época, anunciou mil contratações para 2025 e outras mil para 2026.
O anúncio ocorreu logo após uma reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Na oportunidade, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, explicou que as contratações permitirão um fortalecimento do combate ao crime organizado.
“O presidente da República anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressassem mil policiais este ano e mais mil policiais no ano que vem. Portanto, mais dois mil policiais federais, que serão distribuídos por todo o Brasil. Muito importantes no combate ao crime organizado, para a segurança das nossas fronteiras e o combate ao crime ambiental”, disse Lewandowski.
Nomeação deve ocorrer apenas no fim do ano
Embora tenha concedido a autorização, a ministra da Gestão, Esther Dweck, indicou que nomearão os aprovados apenas no final do ano. A organização do novo concurso, portanto, ficará sob a responsabilidade da própria Polícia Federal.