
“Emilia Pérez” vence Bafta como melhor filme; “Ainda Estou Aqui” segue para o Oscar
Com isso, o "Ainda Estou Aqui" segue para o Oscar 2025 sem ter vencido nenhuma das grandes premiações


O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, perdeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Bafta 2025. O vencedor da categoria foi o francês “Emilia Pérez”, confirmado na cerimônia realizada neste domingo (16).
Com essa derrota, a produção brasileira chega ao Oscar 2025 sem ter vencido nenhum dos grandes prêmios televisionados da temporada, como Globo de Ouro, Critics’ Choice e Bafta. Essa sequência pode indicar dois cenários distintos para a premiação da Academia.
“Emilia Pérez”
Apesar de enfrentar polêmicas recentes envolvendo Karla Sofía Gascón, estrela do longa, “Emilia Pérez” segue invicto nas premiações. O filme venceu nas categorias de Melhor Canção, Melhor Atriz Coadjuvante (Zoë Saldaña) e Melhor Filme Internacional em todas as cerimônias da temporada.
O fato de a produção ter sido premiada no Bafta mesmo após as polêmicas demonstra que sua campanha permanece forte e pode se consolidar no Oscar.
“Ainda estou aqui”
Apesar do favoritismo de “Emilia Pérez”, o Oscar já teve anos em que contrariou as tendências do Bafta. Em 2023, por exemplo, “Nada de Novo no Front” venceu o prêmio britânico, mas “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” dominou o Oscar.
Além disso, “Ainda Estou Aqui” tem uma vantagem: é o único filme indicado a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A resistência da indústria às controvérsias envolvendo “Emilia Pérez” pode beneficiar a produção brasileira.