Carlos Da Cruz Publisher do OBemdito

Doação de sangue: hemonúcleo de Umuarama precisa de tipo ‘O’ positivo com urgência

Estoques do tipo sanguíneo estão perto de zero e a unidade já solicitou bolsas reservas para Paranavaí e Cianorte

Foto: Danilo Martins / Obemdito
Doação de sangue: hemonúcleo de Umuarama precisa de tipo ‘O’ positivo com urgência
Carlos Da Cruz - OBemdito
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 15h50 - Modificado em 17 de fevereiro de 2025 às 15h56

O Hemonúcleo de Umuarama precisa urgentemente de doações de sangue do tipo ‘O’ positivo. Atualmente os estoques dessa tipagem sanguínea estão abaixo da margem de segurança.

“Hoje, temos apenas 10 bolsas de ‘O’ positivo. Essa é uma quantidade muito pequena e, considerando a demanda dos 4 hospitais de Umuarama, pode se esgotar rapidamente”, informou o chefe do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi.

Como o Hemonúcleo trabalha em rede, as unidades de Paranavaí e Cianorte receberam avisos para auxiliar em eventuais emergências.

Segundo Cláudio, a doação de sangue começou de forma lenta nesta semana, o que acende o alerta na unidade. “Para termos tranquilidade, 40 doadores devem ir procurar o Hemonúcleo todos os dias. No entanto, iniciamos a semana com apenas 5. Por isso é fundamental mobilizar a comunidade”, completou.

Estoque zerado

Não é apenas o sangue ‘O’ positivo que o Hemonúcleo de Umuarama necessita. Outros tipos como o ‘A’ negativo e o ‘O’ negativo também estão abaixo do ideal. Vale lembrar que, o ‘O’ negativo é o sangue considerado doador universal, compatível com qualquer pessoa. A utilização geralmente ocorre em situações de emergência, quando não há tempo hábil para testar o tipo sanguíneo do paciente que precisa.

Cada bolsa de sangue pode ajudar até 4 pessoas. O material coletado é separado em: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado (um concentrado de proteínas). De acordo com a necessidade do paciente, a concentração segue conforme a exigência.

Referência na doação de sangue

O Hemonúcleo de Umuarama é referência para 21 municípios da 12ª Regional de Saúde e sempre mobiliza as entidades e as secretarias municipais para que campanhas de doação aconteçam. “Este é um pedido que estendemos aos municípios que atendemos. Pedimos que enviem doadores, façam campanhas. Afinal, sangue não pode faltar e dependemos exclusivamente das pessoas”, explicou Cláudio.

Quem pode doar sangue?

A doação de sangue pode ser feita por quem atender as seguintes exigências:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de acompanhamento do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Além disso, é obrigatório apresentar um documento de identificação.

Hemonúcleo de Umuarama

O hemonúcleo de Umuarama, por vezes, passa por dificuldades com a quantidade de bolsas em estoque. Em janeiro, já houve um apelo à comunidade. Agora, novamente é preciso que os doadores se sensibilizem.

Para doar sangue em Umuarama não é obrigatório fazer agendamento. Entretanto, caso o doador deseje marcar o horário da doação, pode ligar no (44) 3621-8300. O horário de coleta é das 08h às 11h30 e das 13h às 16h. O endereço do Hemonúcleo é Avenida Manaus, 4444, Centro Cívico.

As doações também podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas