
Ritual indígena com ayahusca acontece em Umuarama neste sábado
Uma cerimônia espiritual com música sagrada do povo Yawanawá será realizada em Umuarama neste sábado (18). Os tradicionais rituais dos […]

Uma cerimônia espiritual com música sagrada do povo Yawanawá será realizada em Umuarama neste sábado (18). Os tradicionais rituais dos Yawanawás são o Uni (Ayahuasca) e Rume (Rapé). Eles têm como objetivo a purificação e reenergização da cura por meio de cerimônias espirituais.
A ayahuasca é feita de plantas nativas da Amazônia (cipó mariri ou jagube e folhas do arbusto) e rapé feito de tabaco e cinzas de árvores. Confira acima a entrevista com o Xinu Yawanawá.
O índio Xinu Yawanawá veio da Floresta Amazônia, no Acre, pela primeira vez ao Paraná e durante o tour pelo estado tem feito varias cerimônias espirituais de cura por meio da energia da floresta. “É uma cultura muito forte e que tem ganhado vários adeptos. É um momento de espiritualidade e de conexão com os nossos antepassados”, observou Xinu.

O rito conta com o uso da medicina indígena que é um medicamento natural ayahuasca. Durante a celebração os adeptos tem um momento de silêncio e reflexão. Momento de conexão entre o ser humano e Deus.
O chá de ayashuaca é utilizado de maneira ritualística em diversas religiões. Ele tem como forma de expandir a mente, além de alcançar a evolução espiritual e promover o autoconhecimento.
“Essa cultura ainda no Paraná não é muito disseminada, mas tenho visto que outros Estados estão aderindo e muito e uma forma de conhecer o interior e fazer uma reflexão do mundo e situação em que vive”, destacou Xinu.

O ritual espiritual traz uma grande conexão ao ser humano com o céu. Participar é como viver na fonte as energias da floresta e sentir-se no Acre onde é cultuado a medicina indígena por meio do ayashuaca.
A cerimônia será neste sábado em Umuarama. O evento vai ser no sítio Estrela Dalva, entre Umuarama e Cruzeiro do Oeste. O encontro será a partir das 20h e durante algumas horas os participantes vivem um conexão com o divino por meio de musicas cultuadas pelos indígenas.
O encontro tem custo de R$ 150. O valor será para custear a viagem de Xinu do Acre para o Paraná. O restante será utilizado na Aldeia Sete Estrelas que abriga em média 95 pessoas, na região da Floresta Amazônica.
Detalhes e mais informações sobre a cerimônia podem ser obtidas por meio do telefone (44) 99992-2601.
VÍDEO COM A MÚSICA MUITO CONHECIDA PELO POVO YAWANAWÁ