Redação Publisher do OBemdito

Campanha combate agressão contra os médicos e recebe apoio da Secretaria de Saúde

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, destacou a importância da campanha

Fotos: Assessoria de Comunicação
Campanha combate agressão contra os médicos e recebe apoio da Secretaria de Saúde
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 18h28 - Modificado em 18 de fevereiro de 2025 às 18h32

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) lançou a campanha ‘Chega de agressão contra os médicos’. O objetivo é conscientizar a população e envolver gestores municipais na busca por soluções. A iniciativa ocorre diante do aumento dos casos de violência contra profissionais da área e recebeu apoio da Secretaria de Saúde de Umuarama.

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, recebeu uma camiseta da campanha das mãos do diretor do CRM-PR, Augusto Legnani. Eles se reuniram na última segunda-feira (17) e a secretária manifestou apoio à causa. Médica de formação, ela destacou a importância da ação para sensibilizar a sociedade para que não ocorram casos de agressão contra os médicos.

Segundo Lisbeth, a violência contra profissionais de saúde não é frequente no município, mas preocupa. “Quando ocorre, buscamos resolver da melhor forma. A campanha valoriza o trabalho dos médicos e reforça a conscientização da população”, afirmou.

Legnani disse que o CRM-PR criou em agosto do ano passado uma Comissão de Prevenção à Violência contra o Médico. O grupo é responsável por monitorar os casos no estado e os resultados do primeiro levantamento são considerados preocupantes. Em cinco meses foram registradas 28 denúncias, das quais, 25 ocorreram em instituições públicas. Outro dado relevante é que 17 vítimas foram médicas.

“A campanha busca apoio de prefeituras e secretarias de saúde para garantir a segurança dos profissionais e o pleno exercício da medicina”, destacou o diretor.

Canais de denúncia de agressão contra os médicos

O CRM-PR orienta que os médicos vítimas de violência formalizem denúncias. Em casos de ameaça, o profissional deverá registrar ocorrência na delegacia. Além disso, o profissional precisa comunicar o fato, por escrito, às diretorias clínica e técnica do hospital ou serviço de saúde. Neste comunicado devem ser incluídas informações sobre envolvidos e testemunhas.

Se a agressão contra os médicos for física, é necessário registrar boletim de ocorrência e realizar exame de corpo de delito.

As denúncias podem ser feitas ao CRM-PR presencialmente, na sede em Curitiba, ou pelos canais:

  • E-mail : medicodenuncia@crmpr.org.br
  • Telefone : (41) 3240-7800
  • Mais informações e acesso ao formulário de denúncia estão disponíveis no site da entidade (clique aqui).
Campanha Que Combate Agressão Contra Os Médicos Recebe Apoio (2)

(Informações: Assessoria de Comunicação)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas