
Alta nas temperaturas em Umuarama e região eleva consumo de água
População deve ficar alerta e adotar medidas para evitar desperdícios


Com o calor intenso registrado na região de Umuarama e em outras do Paraná, a população precisa ficar atenta ao consumo consciente de água. Nesse sentido, as temperaturas elevadas, que chegaram a 37°C na região Noroeste, elevaram a demanda pelo recurso em até 11%, segundo a Sanepar.
O aumento no consumo impacta o sistema de abastecimento, que precisa operar no limite para suprir a demanda. Além do maior uso para hidratação e higiene pessoal, há um crescimento expressivo na utilização da água para limpeza e piscinas domésticas, o que pode afetar a pressão da rede, principalmente em áreas mais altas.
Em todo o Paraná, o consumo de água aumentou significativamente, e em algumas cidades chegou a crescer mais de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. Como resultado, especialistas reforçam a necessidade de economizar água.
Veja algumas dicas sobre o consumo de água
- Não utilizar água potável para diminuir a poeira das calçadas, nem varrer resíduos.
- Não usar a água tratada para lavagem de veículos.
- Não desperdiçar enchendo e esvaziando piscinas.
- Reduzir o número de lavagens de roupa, acumulando peças e usando a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água de lavagem e enxágue de roupas aproveitada para outras atividades, como lavagem de pisos, calçados, tapetes.
- Os banhos devem ser rápidos: apenas cinco minutos de chuveiro consomem de 70 a 100 litros de água, dependendo do modelo do aparelho.
- É preciso redobrar os cuidados com a hidratação: utilizar água tratada para consumo humano e de animais domésticos, na alimentação e na higiene.
- Ao lavar a louça, feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Feche a torneira também enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba: torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
- Nas caixas de descargas acopladas, coloque dentro uma garrafa PET de 1,5 ou 2 litros fechada, com água ou areia. Com isso, a cada descarga, há uma economia de 1,5 l ou 2l.
- Ao identificar qualquer possível vazamento de água na rede da Sanepar, entre em contato direta e primeiramente com a Companhia.
(Com informações AEN)