
Com rajadas de vento de quase 40 km/h, Umuarama está em alerta para chuvas intensas
Umuarama está em área de alertas emitidos pela Defesa Civil e pelo Inmet


Rajadas de vento de quase 40 km/h foram registradas na noite desta quinta-feira (20) em Umuarama. A ventania começou pouco antes das 21h e veio acompanhada por nuvens que indicam chuva. A cidade está em alerta para a ocorrência de temporal.
De acordo com os registros do instituto de meteorologia Simepar, apenas uma brisa era sentida na Capital da Amizade no início da noite. Às 19h a velocidade do vento era de 7,9 km/h e às 20h passou para 9,4 km/h. No entanto, por volta das 21h as rajadas de vento subiram para 38,2 km/h.
Antes disso, a Defesa Civil do Paraná já havia emitido um aviso indicando a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas por raios e vendaval, na cidade. O alerta se estende para os municípios da região de Umuarama.
O aviso foi emitido às 20h40 e tem vigência de 6 horas, ou seja, até às 2h40 de sexta-feira (21). A Defesa Civil orienta que as pessoas monitorem a situação e se protejam em local seguro.
Os umuaramenses enfrentaram muito calor nesta quinta. Não fosse pelas rajadas de vento à noite, o clima seguiria bastante abafado. Às 14h e às 16h a sensação térmica na Capital da Amizade chegou aos 40ºC. O Simepar divulgou que a temperatura mais elevada do dia foi registrada às 17h: 33,8ºC.
O instituto de meteorologia prevê que a sexta-feira será de dia parcialmente nublado com pancadas de chuva em Umuarama. A temperatura deve oscilar entre 22ºC e 34ºC, ou seja, pode ser ainda mais quente que hoje, quando a máxima prevista era de 33ºC.
Alerta amarelo do Inmet
Umuarama também está em área de abrangência de um alerta amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com isso, podem ocorrer chuvas intensas e vento forte. O aviso termina às 11h de sexta.
As instruções do Inmet são:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).