
Fica Leão: campanha incentiva destinação do IR para fundos sociais em Umuarama
A iniciativa busca fortalecer projetos sociais na comunidade


A campanha “Fica Leão 2025” foi oficialmente iniciada em Umuarama, com o objetivo de incentivar contribuintes a destinarem parte do imposto de renda devido para os fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente.
A iniciativa busca fortalecer projetos sociais na comunidade, permitindo que recursos que iriam para os cofres federais sejam aplicados diretamente em benefício da população mais vulnerável na própria cidade.
No próximo dia 27, os parceiros da iniciativa realizarão um café da manhã de lançamento da campanha 2025, às 9h30 na agência Sicoob da avenida Padre José Germano neto Júnior, 3382 (convite AQUI). Além disso, a ação envolve a Prefeitura, Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e o Sincouma, com apoio da Aciu, Umuprev, Sicoob, Destro e Hertz Propaganda.
Bem como com o apoio de contadores, que orientam seus clientes sobre a destinação, a campanha destaca que a ação não gera custos adicionais ao contribuinte. Além disso, a contribuição pode resultar em restituição do imposto de renda.
Como funciona o Fica Leão?
Os contribuintes que utilizam o modelo completo da declaração do imposto de renda podem destinar 3% do imposto. Ademais, a destinação é para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Além disso, outros 3% para o Fundo Municipal do Idoso. Pessoas que têm imposto a restituir também podem participar.
Empresas podem destinar 2% do imposto devido, podendo ocorrer a divisão entre os dois fundos.
Procedimento do Fica Leão
Os contribuintes interessados podem fazer a doação de duas formas.
No ano-calendário
Basta procurar o Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e realizar a doação ao fundo escolhido. O conselho emitirá um comprovante e o contribuinte deve guardar o documento para a declaração do ano seguinte.
Na declaração do imposto de renda
O contribuinte deve acessar a opção “Doações diretamente na declaração” e selecionar as abas correspondentes a ‘Criança e Adolescente’ ou ‘Pessoa Idosa’. Após a seleção do fundo, é necessário imprimir e pagar a DARF referente à doação. A dedução do valor ocorre sem qualquer custo adicional ao contribuinte.
A campanha “Fica Leão 2025” reforça a importância da participação cidadã e da responsabilidade social. Empresários também podem incentivar a divulgação da iniciativa entre seus colaboradores, ampliando o impacto positivo na comunidade.
Com essa ação, os munícipes têm a oportunidade de contribuir diretamente para projetos sociais e transformar recursos tributários em benefícios concretos para quem mais precisa.
(OBemdito e assessoria PMU)