
O dia em que Leandro e Leonardo pediram para cantar de graça em Umuarama
Com uma caminhonete velha, um violão e um sonho, os irmãos pediram um espaço para apresentar seu talento na Expo Umuarama

Com uma caminhonete velha, um violão e um sonho. Foi assim que os irmãos Luiz e Emival chegaram humildemente ao Parque de Exposições e pediram um espaço para apresentar seu talento durante a Expo Umuarama.
Era meados dos anos 1990 e o presidente da Sociedade Rural na época, João Sala, aceitou o pedido daqueles jovens, muito por conta das condições que eles colocavam.
“Eles pediram para cantar de graça, sem nenhum custo. Eu aceitei e até comentei com um companheiro que a gente ia ver no que ia dar. Se fosse ruim, eles desciam. Mas não, eles cantaram e foram bem demais”, lembra Sala.
Eram os primeiros passos dos irmãos goianos Leandro e Leonardo. João Sala lembra que até ajudou na viagem de volta da dupla, embora os cantores tenham recusado o dinheiro. Mal sabia o ex-presidente da SRU que, anos depois, a dupla se tornaria um sucesso nacional.
A oportunidade dada aos dois foi reconhecida pela dupla. Quando a Expo Umuarama foi contratar os já conhecidos Leandro e Leonardo, esbarrou na agenda apertada dos cantores. A lembrança dos primeiros passos na capital da amizade fez a diferença.
“Eu não sei se foi o Leandro ou o Leonardo que perguntou em qual cidade era o pedido de show. Aí informaram que era Umuarama. Então eles desmarcaram o outro compromisso e vieram pra cá, como forma de agradecimento. Colocaram 34 mil pessoas na arena. É o lado humano deles que nunca ficou pra trás”, afirma Sala.
Shows inesquecíveis
O episódio de Leandro e Leonardo é apenas uma dentre várias histórias que a Expo Umuarama coleciona ao longo dos 50 anos. A feira já foi palco de momentos inesquecíveis, que marcaram gerações.
Ao longo dos anos, passaram pela arena de shows e rodeios nomes consagrados dos mais diversos estilos musicais, como Balão Mágico, Gengiskan, Fala Mansa, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, além de muitos outros.
Entre esses grandes momentos, uma apresentação que merece destaque é a da dupla Sandy & Júnior, nos anos 2000. Naquele período, o presidente da Sociedade Rural, Sidney Lujan, lembra que a histeria pelos jovens irmãos era tamanha que a organização do show ficou preocupada.
Por isso, foi necessário orientar o público a chegar mais cedo, evitando que as famílias precisassem lidar com horários avançados. “Era muita gente, muita criança e nós avisamos para o pessoal chegar mais cedo para que não ficasse muito tarde para as famílias”, relembra.
Como era de se esperar, com o clássico atraso característico dos artistas, os irmãos finalmente subiram ao palco e animaram uma arena totalmente lotada. No entanto, devido ao calor intenso, houve alguns episódios de desmaios entre os espectadores.
Apesar disso, tudo correu bem e o público cantou, pulou e vibrou com o fenômeno musical da época. “Foi um sufoco, não nego, mas, graças a Deus deu uma boa renda naquela época”, comemorou Lujan.
Nomes da TV na Expo Umuarama
Não foram só músicos que fizeram a alegria da Expo Umuarama. Grandes ícones da TV também estiveram por aqui. O apresentador Gugu Liberato já foi responsável por apresentar as atrações musicais de uma edição.
A Expo também recebeu o icônico apresentador Chacrinha em 1980. Foi um verdadeiro sucesso. “Era algo que a gente só via na TV, de longe. De repente, estar na nossa frente, com todas as chacretes e aquela animação foi bacana demais”, lembra o professor Marco Fernando, que sempre esteve em meio à multidão da Expo.
Chacrinha animou a feira trazendo quadros que ele apresentava na TV, em uma espécie de programa ao vivo, com brincadeiras, cantos e condução dos artistas. Durante uma hora, quem estava no parque vibrou e cantou junto.
Rei Roberto Carlos
A vocação de receber os maiores nomes do cenário cultural do Brasil nasceu junto com a Expo Umuarama. E isso foi provado já nos primeiros anos de festa, quando a feira ainda levava o nome de ‘Exapiu’. Roberto Carlos, já estourado em todo o país, foi contratado para se apresentar em Umuarama em 1978.
A notícia se espalhou rapidamente e a expectativa cresceu no mesmo ritmo. Mas a história não terminou como a Expo imaginava. Os equipamentos de som de Roberto Carlos não chegaram a Umuarama. A equipe de logística errou o percurso e foi parar em Foz do Iguaçu. Imagine a dificuldade de organizar tudo em uma época em que os recursos eram limitados.
“Acabou atrasando tudo. O parque foi lotando, lotando. Deu 23h e nada do show começar. Por fim, Roberto Carlos subiu ao palco já era depois da meia-noite e muita gente foi embora no meio da apresentação”, relembra Cídio Cordeiro, presidente da feira na época.
Apesar da dificuldade, Cídio afirma que foi um momento histórico. “Naquela época não se via Roberto Carlos fora dos grandes centros. Foi algo especial para nós”, conclui.

Shows atuais da Expo Umuarama
Do clássico ao contemporâneo, a Expo Umuarama segue como vitrine dos maiores nomes da música brasileira. Se hoje o mercado sertanejo é o que domina as paradas de sucesso, a Expo abre as portas para quem vive das músicas românticas e do campo. Milionário & José Rico, Rick e Renner, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Maiara & Maraisa e Gusttavo Lima são alguns dos ícones que já passaram por aqui.
E neste ano a grade de shows é gigantesca: Luan Santana, Hugo & Guilherme, Zé Neto & Cristiano, Murilo Huff, Lauana Prado, Bruno & Marrone, Simone Mendes e Padre Reginaldo Manzotti seguirão marcando a memória e os corações de quem visitar o Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega.