
Homem apontado como responsável pelo tráfico no Noroeste do Paraná é preso no Paraguai
Foragido há mais de um ano, homem era responsável por abastecer o 'mercado' de cocaína e maconha na região Noroeste do estado

Um homem apontado como responsável pelo tráfico no Noroeste do Paraná foi preso nesta sexta-feira (21) durante uma operação no Paraguai. Participaram do planejamento e da execução da operação equipes da Polícia Civil e da Polícia Nacional do Paraguai.
O homem de 32 anos estava foragido há mais de um ano. O mandado de prisão que proporcionou a prisão do investigado é fruto do trabalho da Polícia Civil do Paraná. A investigação foi conduzida pelo Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) de Maringá, em parceria com o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
O preso foi indiciado pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o mesmo crime. Isso aconteceu após a prisão de quatro pessoas e da apreensão de mais 80 quilos de maconha nas cidades de Maringá e Cambará.
O Denarc de Maringá informou que o preso é considerado de alta periculosidade. Ele é apontado como o principal responsável pelo abastecimento e fornecimento de drogas em 13 cidades estratégicas nas regiões de Maringá e Paranavaí. Além disso, fornece entorpecentes em municípios do estado de São Paulo.
“Sua especialidade era a distribuição de cocaína de alta qualidade, proveniente diretamente da Bolívia, o que evidenciava sua conexão com o narcotráfico internacional. O preso também distribuía maconha para diversos estados do Brasil, sendo que o transporte era feito por meio de ‘mulas’, as quais transportavam a droga em bagagem de mão, utilizando ônibus de linha para fazer o transporte”, informou o Denarc.
Além de responsável pelo tráfico no Noroeste, o criminoso também é suspeito de ser membro e liderança de uma facção criminosa com atuação em todo o território nacional. Tal fato aumenta ainda mais sua periculosidade e tornou a operação que resultou em sua prisão mais complexidade.
Integração policial resultou na prisão
A prisão ocorreu após a equipe da Delegacia de Loanda receber informações cruciais sobre a localização do investigado. Fpo desencadeada uma ação conjunta com a equipe da Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu e com a Polícia Nacional do Paraguai, sob a égide do Comando Tripartite. As forças de segurança conseguiram localizar e capturar o foragido em território estrangeiro. Conforme o Denarc, tal fato “demonstra a importância da integração entre as polícias para combater o crime organizado”.
A Divisão Estadual de Narcóticos considera que a captura do foragido, realizada no Paraguai, representa um importante golpe contra o crime organizado. Além disso, demonstra a efetividade da cooperação policial internacional.