Carlos Da Cruz Publisher do OBemdito

Saúde do Papa Francisco permanece crítica, com leve insuficiência renal

Papa Francisco teve noite de sono tranquila, mas boletim curto da Santa Sé indica que problemas apontados anteriomente ainda não foram solucionados.

Foto: Vaticano News
Saúde do Papa Francisco permanece crítica, com leve insuficiência renal
Carlos Da Cruz - OBemdito
Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 13h18 - Modificado em 24 de fevereiro de 2025 às 13h18

O último boletim médico divulgado pela Santa Sé, nesta segunda-feira (24), aponta que o Papa Francisco teve uma noite tranquila de descanso. O informe, bem curto, indica que o pontífice manteve o repouso.

Apesar da notícia demonstrar normalidade no atendimento ao Papa, o alerta persiste. Isso porque, no boletim anterior, do dia 23, Francisco apresentava uma condição de saúde crítica, ainda que sem crise respiratória. As poucas informações no último informe indicam que a condição geral do Papa não se alterou.

Já são 11 dias de internação no Hospital Gemelli, referência no atendimento aos papas. Tudo começou com uma gripe, mas, ao longo dos dias, a situação se agravou. Hoje, Francisco tem uma infecção polimicrobiana que comprometeu os dois pulmões.

Insuficiência renal do Papa Francisco

Os rins de Francisco também apresentaram problemas. Exames de sangue apontaram uma leve insuficiência renal que, segundo a Santa Sé, está sob controle.

Mesmo assim, o risco de uma infecção maior é real, tendo em vista a idade do Papa (88 anos) e o histórico de problemas de saúde. Francisco teve que retirar parte do pulmão quando jovem, por conta de uma pleurisia.

Comoção mundial

Fiéis de todo o mundo se reúnem para rezar pela saúde do Papa Francisco. De acordo com a Agência Brasil, muitas pessoas se concentram em frente ao hospital onde o pontífice está internado para pedir por sua recuperação. O ponto de fé é diante da estátua de João Paulo II, que também foi tratado várias vezes na unidade.

Em Umuarama, as igrejas destinam momentos das missas à saúde do Papa. Neste domingo, durante a celebração das 10h na Catedral Divino Espírito Santo, por três vezes a recuperação de Francisco foi colocada em oração.

Na mensagem escrita para a oração de domingo, e que não pôde ser lida mais uma vez, o Papa disse continuar confiante no tratamento hospitalar que recebe.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas