
Comércio de Umuarama não vai fechar no Carnaval, confirma Aciu
Lojas do comércio de Umuarama vão funcionar normalmente na segunda e terça da próxima semana. Feriado é ponto facultativo


A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) confirmou que o comércio do município funcionará normalmente durante o período de Carnaval.
No comunicado divulgado nesta segunda-feira (24), a associação informa que, tanto na segunda-feira (03) quanto na quarta-feira (04) da próxima semana, as lojas de rua abrirão nos horários habituais: das 9h às 18h.
A justificativa para o funcionamento normal do comércio é o fato de o Carnaval não fazer parte do calendário oficial de feriados nacionais. Apesar de muitas empresas tradicionalmente concederem folga aos seus colaboradores, a data é considerada ponto facultativo.
Quando a empresa é obrigada a dar folga no Carnaval?
Segundo especialistas, há duas situações em que o empregador não pode evitar conceder folga aos funcionários: se a cidade ou o estado decretarem o Carnaval como feriado em seus calendários oficiais ou se houver um acordo ou convenção coletiva firmado entre o sindicato dos empregados e a empresa.
Em muitos casos, patrões e empregados chegam a um acordo por meio da compensação de jornada, o famoso “banco de horas”. Ou seja, o funcionário compensa os dias de folga com horas extras realizadas anteriormente ou a serem cumpridas posteriormente.
Já no setor público, não há expediente justamente por se tratar de um ponto facultativo.
Liquidação no comércio de Umuarama
Antes do Carnaval, o comércio de Umuarama tem uma data importante para fomentar as vendas e liquidar estoques: a Umuarama Liquida.
Entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, as lojas de rua do município oferecerão descontos de até 70% em produtos de diversos segmentos, como calçados, confecção, utensílios domésticos e perfumaria.
Na quinta-feira (27), as lojas funcionarão normalmente até as 18h. Já na sexta-feira (28), o horário de atendimento ao público será estendido até as 20h. Por fim, no sábado (1º), o comércio ficará aberto das 9h às 17h.
(Com informações Aciu)