
Obra de duplicação da avenida Pedromiro José Fernandes deve ser retomada em março
A avenida em obras liga o bairro Alto São Francisco ao Parque Jabuticabeiras, um trecho de tráfego intenso todos os dias

A obra de duplicação da avenida Pedromiro José Fernandes, em Umuarama, deve ser retomada no início do mês de março. A Secretaria de Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos repassou a informação. A execução está paralisada desde o início do ano. OBemdito recebeu questionamentos de leitores, que pediram qual motivo levou a empresa responsável a parar os trabalhos.
A ativação do canteiro de obras aconteceu em 2 de outubro de 2024. No mesmo dia houve a assinatura da ordem de serviço pelo então prefeito Celso Pozzobom. A empresa vencedora da licitação foi a Sotram Construções e Terraplenagem. O custo total da duplicação é de R$ 13 milhões e 390 mil.
A avenida em obras liga o bairro Alto São Francisco ao Parque Jabuticabeiras, um trecho de tráfego intenso todos os dias. A implantação da avenida Pedromiro José Fernandes se estenderá pela rodovia PR-580, Parque Jabuticabeiras, até a praça Princesa Izabel, no entroncamento com a avenida Rio Grande do Norte. O prazo de execução do serviço é de 18 meses. O período é contado a partir da ordem de início (2/10/2024).
Uma leitora perguntou a OBemdito porque a obra foi paralisada. “Pelo que fiquei sabendo já estava certo para a construção e parou tudo. Além disso, está abandonado lá. O mato está crescendo geral, está super perigoso sair do bairro para a rodovia, hoje mesmo quase causei um acidente com uma moto porque não temos visão”, afirmou.
Outros leitores fizeram questionamentos semelhantes sobre a obra parada.

Manifestação da Prefeitura
OBemdito solicitou à Prefeitura informações sobre a paralisação da duplicação da avenida. A Secretaria de Obras divulgou que a obra será retomada a partir do início de março.
Além disso, a princípio, a empresa responsável pela obra teria dado férias para os funcionários no início deste ano. A expectatica era de que, pouco tempo depois, retornaria ao trabalho. Contudo, isso não aconteceu. Desta forma, a Secretaria de Obras manteve contato com a Sotram. A informação é de que a retomada acontecerá em alguns dias.
A respeito do questionamento da leitora sobre o mato naquela região, a Secretaria de Comunicação emitiu uma nota. A informação é de que as chuvas frequentes e o calor estão fazendo com que o crescimento da vegetação seja mais rápido. “No entanto, a Prefeitura está avançando com esse serviço, utilizando equipe própria e terceirizados”, explica a nota.

Empresa Sotram Construções e Terraplenagem
OBemdito tentou contato com a empresa Sotram Construções e Terraplenagem, que é a responsável pela duplicação da avenida. A reportagem fez ligações para o telefone que consta na internet na terça (25), na quarta (26) e nesta quinta-feira (27). No entanto, as ligações não foram atendidas em nenhuma das tentativas.
A equipe do site também enviou e-mail para a empresa, mas não houve retorno para os questionamentos até às 15h desta quinta. O espaço está aberto para eventual manifestação.

