Agência Estadual Publisher do OBemdito

Estado abre inscrições para nova edição do Ganhando o Mundo com 1,2 mil vagas em 2026

Os destinos em 2026 serão: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido

Foto: Lucas Fermin/SEED
Estado abre inscrições para nova edição do Ganhando o Mundo com 1,2 mil vagas em 2026
Agência Estadual - OBemdito
Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 21h26 - Modificado em 25 de fevereiro de 2025 às 21h40

O Programa Ganhando o Mundo já está com continuidade garantida em 2026. A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) publicou na segunda-feira (24) o Edital nº 27/2025, que abre as inscrições para a nova edição do programa de intercâmbio.

A iniciativa viabilizará a 1.200 estudantes da rede estadual a oportunidade de cursar um período letivo (de cinco a seis meses) em países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos aprendizado cultural e acadêmico. Além disso, a iniciativa visa aprimoramento do idioma inglês e desenvolvimento de autonomia. Também busca formar uma rede de jovens líderes para atuar nas escolas da rede pública estadual. Trinta de dois alunos do Núcleo Regional de Umuarama foram selecionados para os intercâmbios em 2025.

As inscrições para o Ganhando o Mundo estão abertas a partir desta terça-feira (25) e seguem até 24 de abril, exclusivamente pelo site da Seed-PR. Poderão participar estudantes que estejam regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio e que tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual em 2024, desde que atendam aos critérios do edital.

“É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“O Ganhando o Mundo é um dos programas mais transformadores da educação paranaense. Ele abre portas para que os estudantes ampliem seus horizontes, tenham contato com novas culturas e aprimorem o domínio da língua inglesa, fatores que contribuem diretamente para o seu crescimento profissional”, complementa o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Critérios de seleção do Ganhando o Mundo

O processo seletivo será em duas etapas: inscrição e classificação, considerando o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. As vagas serão distribuídas entre os municípios paranaenses. Elas incluem cotas específicas para estudantes beneficiários do Bolsa Família. Os interessados devem ler atentamente o edital e acompanhar todas as atualizações sobre o processo seletivo.

Estado Abre Inscrições Para Nova Edição Do Ganhando O Mundo (2)
Foto: Lucas Fermin/SEED

Vagas e destinos

Os selecionados para o Ganhando o Mundo embarcarão em 2026 para cursar um semestre letivo em escolas estrangeiras. A divisão das vagas será a seguinte: Austrália – 200 vagas; Canadá – 500 vagas; Irlanda – 150 vagas; Nova Zelândia – 200 vagas; e Reino Unido – 150 vagas.

Programa Ganhando o Mundo

Lançado em 2019, o Ganhando o Mundo passou por importantes ampliações desde a sua primeira edição. Ao todo, o programa já enviou 2.015 estudantes da rede estadual de ensino para intercâmbios de quatro a cinco meses. Os destinos são países de língua inglesa como Irlanda, Austrália, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia. 

Ainda há embarques programados da edição de 2025. Neste ano foram contemplados 1.300 alunos. O programa alcança a marca de 2.540 estudantes beneficiados desde sua implementação.

Além dos alunos das escolas regulares, ele já contemplou alunos dos colégios agrícolas, diretores e professores da rede estadual. O investimento na iniciativa, desde seu lançamento, ultrapassa de R$ 500 milhões. O Estado é responsável pelas passagens, bolsa-auxílio durante a estadia no Exterior e organização de passaportes e da dinâmica das viagens.

Estado Abre Inscrições Para Nova Edição Do Ganhando O Mundo (3)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas