
Papa Francisco melhora e problema nos rins é solucionado
Apesar da evolução, estado de saúde do Papa Francisco é considerado 'reservado'. Ele segue com tratamentos e fisioterapias


O Papa Francisco não está mais com insuficiência renal. A Santa Sé informou, na tarde desta quarta-feira (26), que o problema nos rins foi resolvido e que o pontífice apresentou uma melhora leve e contínua.
Além disso, a recuperação foi confirmada pelos exames, que são realizados diariamente. A tomografia do tórax, por exemplo, mostrou que a inflamação nos pulmões não evoluiu. No entanto, apesar desse progresso, a condição clínica geral de Francisco ainda exige cuidados e é considerada “reservada” pelo Vaticano.
Enquanto isso, Francisco continua com a oxigenoterapia de alto fluxo, um tratamento em que o paciente utiliza um suporte no nariz para obter oxigênio em taxas elevadas. Além disso, ele também realiza fisioterapia respiratória. Felizmente, desde ontem, não apresentou nenhuma crise asmática.
Estado crítico do Papa Francisco
O boletim desta quarta-feira é o primeiro a indicar que o estado clínico do Papa Francisco deixou de ser crítico desde o último sábado (22). Nos últimos quatro dias, o Papa enfrentou complicações respiratórias e, por essa razão, precisou até de uma transfusão de sangue.
Por outro lado, diferentemente de papas anteriores, a Santa Sé tem trazido, de forma constante, informações detalhadas sobre as condições de saúde de Francisco. Essa transparência representa uma mudança radical na comunicação do Vaticano.
Segundo fontes da imprensa italiana, o objetivo dessa nova abordagem é, sobretudo, evitar a disseminação de notícias falsas.
Veja abaixo o comunicado do Vaticano sobre a saúde de Francisco:
“As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas apresentaram uma melhora leve e contínua. A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida. A tomografia do tórax realizada ontem à noite mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar. Os exames laboratoriais e hematológicos de hoje confirmaram a melhora observada ontem. O Santo Padre continua com oxigenoterapia de alto fluxo e, até o momento, não apresentou crises respiratórias asmáticas. A fisioterapia respiratória continua. Apesar da leve melhora, o prognóstico permanece reservado. Durante a manhã, o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho.”