Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama concederá reajuste de 4,85% aos servidores municipais

A definição aconteceu nesta quarta-feira (26), durante uma reunião entre o município e o Sindicato dos Servidores Públicos

Prefeitura de Umuarama concederá reajuste de 4,85% aos servidores municipais
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 10h41 - Modificado em 27 de fevereiro de 2025 às 15h06

A Prefeitura de Umuarama concederá um reajuste de 4,85% aos servidores públicos municipais em 2025. O anúncio foi feito pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Umuarama (Sispumu), Lígia Strugala Bezera, nesta quarta-feira (26), em vídeo divulgado nas redes sociais.

O aumento inclui 4,83% referentes à inflação e 0,02% de ganho real, após negociações entre o sindicato e o prefeito Fernando Scanavaca. A decisão foi tomada em reunião na sede da administração municipal.

Durante o encontro, ficou definida a proposta de alteração da data-base dos servidores. O pagamento passará de janeiro para março, caso aprovado pela Câmara de Vereadores. A mudança visa facilitar as negociações salariais, considerando o fechamento das contas municipais e o recesso administrativo entre dezembro e janeiro.

Se aprovada, a nova data-base somará 14 meses em 2026 para ajuste salarial. A presidente do Sispumu destacou que a medida trará mais transparência nas tratativas entre a categoria e o Executivo.

Pagamento até o 1º dia útil

Outra proposta discutida foi a antecipação do prazo para depósito dos salários. A prefeitura se comprometeu a realizar o pagamento até o 1º dia útil de cada mês subsequente, embora a legislação permita até o 5º dia útil. A expectativa é que a medida beneficie o planejamento financeiro dos servidores públicos.

Outras pautas em discussão

Durante a reunião, que também contou com a presença do chefe de Gabinete, Antônio Fávaro, o secretário de Administração Cleber Bonfim e a procuradora Jurídica do Município Rosane Meyer, o município também teria se comprometido a discutir outras demandas da categoria, como abono salarial, auxílio-alimentação e o pagamento do piso salarial do magistério para os professores da rede municipal.

OBemdito não conseguiu contato com a presidente do Sispumu nem com o Sindicato dos Servidores para ampliar as informações que constam no vídeo postado nas redes sociais da entidade. Nas próximas semanas, segundo a publicação, uma nova reunião deverá ser marcada para debater o restante das pautas da categoria.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas