
Umuarama tem saldo positivo na criação de empregos em janeiro, aponta Caged
Indústria e comércio lideram o ranking. Número é resposta a dezembro de 2024, quando o município fechou postos de trabalho


Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (26), mostram que Umuarama contratou mais do que demitiu no mês de janeiro. Esse número positivo de empregos é uma resposta a dezembro, quando o município fechou 335 postos de trabalho.
No primeiro mês do ano, as empresas de Umuarama contrataram 1.616 trabalhadores, enquanto dispensaram 1.554 funcionários. Assim, o saldo é de 62 novos empregos criados. Além disso, o índice é 44% maior do que o de janeiro de 2024, quando o município fechou o mês com um saldo positivo de 43 vagas abertas.
Segundo o Caged, Umuarama tem atualmente um estoque de 34.627 empregados com carteira assinada.
Indústria se destaca
Entre os cinco grupos em que o Ministério do Trabalho e Emprego divide as vagas no mercado, apenas dois apresentaram variação positiva: Indústria e Construção.
Dessa forma, o destaque fica para a Indústria, que teve um saldo de 127 postos de trabalho criados. Dentro desse grupo, a fabricação de móveis e a produção de alimentos se destacaram, puxando a fila.
Por outro lado, a Construção Civil gerou 6 novos empregos.
Entretanto, o resultado de Umuarama só não foi melhor porque o Comércio fechou 48 vagas de emprego. Isso representa um movimento normal no começo do ano, quando os trabalhadores temporários contratados para o Natal e o Ano-Novo são frequentemente dispensados.
Além disso, os setores de Serviços, com 19 vagas fechadas, e Agropecuária, com saldo negativo de quatro empregos, completam a lista.
Criação de empregos no Paraná
Em um panorama mais amplo, o Paraná abriu 15.918 novos postos de trabalho em janeiro, um número muito superior ao registrado em dezembro, quando o estado teve um saldo negativo de 40.090 empregos extintos.
Os setores de Serviços, Indústria e Construção foram, portanto, os responsáveis pela variação positiva.
Por fim, segundo o Caged, a média do salário inicial para os trabalhadores contratados no estado foi de R$ 2.194,32, apresentando uma variação de 4,05% em relação a dezembro.