Umuarama tem sensação térmica de 41ºC nesta quinta e alerta de chuva intensa
Os dias de carnaval podem ter calor recorde. No domingo (2), na segunda (3) e na terça (4) os termômetros podem chegar a 38ºC
A sensação térmica chegou aos 41ºC na tarde desta quinta-feira (27) em Umuarama. Era por volta das 15h quando o instituto de meteorologia Simepar registrou este pico de calor. No mesmo horário os termômetros atingiram 34,2ºC.
Após às 16h algumas nuvens mais escuras começaram a aparecer no céu e indicam que vem chuva por aí. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já divulgou um alerta amarelo indicando a possibilidade de chuvas intensas. O aviso se estende por uma grande área que cobre boa parte do território brasileiro e abrange Umuarama.
O calorão e a sensação térmica elevados devem piorar nos próximos dias. De acordo com o Simepar, na sexta-feira (28) a máxima pode chegar aos 36ºC na Capital da Amizade. No sábado (1º/3) a temperatura mais elevada pode chegar a 37ºC.
Os dias de carnaval podem ter calor recorde. No domingo (2), na segunda (3) e na terça (4) os termômetros podem chegar a 38ºC. No dia 17 de fevereiro Umuarama enfrentou a maior sensação térmica deste ano (até agora). Na ocasião o Simepar registrou 46,7ºC.
O Simepar informa que a sexta-feira será de sol do Paraná, mas ainda com algumas chuvas isoladas entre a tarde e a noite. Uma frente fria já se afasta mais para o oceano. Enquanto isso, a atmosfera na região do Paraná começa a apresentar taxas de umidade mais baixas.

Aviso amarelo
O que pode ajudar a amenizar o calor e a sensação térmica nas alturas é a chuva prevista pelo Inmet. O aviso amarelo indica temporal. Ele entrou em vigência às 9h28 desta quinta e termina às 10h de sexta.
Podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).






