
Bancos não terão expediente na segunda e na terça-feira de Carnaval
Durante os dias de fechamento, não haverá compensação bancária


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou o horário de funcionamento dos bancos no Carnaval. As agências estarão fechadas nos dias 3 e 4 de março de 2025, segunda e terça-feira. As atividades serão retomadas na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, a partir das 12h.
Durante os dias de fechamento, não haverá compensação bancária, incluindo TEDs. Apenas transações via PIX, que funciona 24 horas, estarão disponíveis normalmente.
Atendimento presencial
As agências bancárias retomam o atendimento na quarta-feira, 5 de março, a partir das 12h. Nas cidades onde o expediente bancário encerra antes das 15h, o início do atendimento será antecipado, garantindo pelo menos 3 horas de operação presencial.
A Febraban recomenda que os clientes utilizem canais digitais para realizar transferências, pagamentos e outras transações durante o período de fechamento.
Funcionamento dos bancos no carnaval e o pagamento de boletos e contas
Boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 3 e 4 de março, poderão ser pagos sem multa no dia útil seguinte, 5 de março. O sábado não é considerado dia útil para compensação bancária.
Já os tributos que vencem durante o Carnaval devem ser pagos antecipadamente para evitar juros e multas. A maioria dos impostos já tem datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso contrário, o cliente deve antecipar o pagamento ou agendar pelos canais eletrônicos.
Canais digitais
Os canais digitais, como internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos, estarão disponíveis durante todo o Carnaval. Esses serviços permitem pagamento de contas, transferências e consultas de saldo e extrato.
Segundo Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, os meios eletrônicos são seguros e oferecem quase todas as operações bancárias. Boletos de sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
(Com informações Febraban)