Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Gleisi Hoffmann é convidada por Lula para assumir a Secretaria de Relações Institucionais

A pasta é responsável pela articulação política do governo. Gleisi substitui Alexandre Padilha, que foi remanejado para o Ministério da Saúde

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Gleisi Hoffmann é convidada por Lula para assumir a Secretaria de Relações Institucionais
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 16h31 - Modificado em 28 de fevereiro de 2025 às 16h31

Gleisi Hoffmann assumirá a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT) para ser a responsável pela articulação política do governo. A nova ministra será empossada no dia 10 de março.

O Palácio do Planalto confirmou a indicação através de uma nota após uma reunião entre Lula e Gleisi. Ela vai substituir o atual ministro Alexandre Padilha, recém indicado para comandar o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade.

A nota emitida diz: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Alexandre Padilha deixará a SRI e passa a comandar o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março”.

presidente também se manifestou em publicação nas redes sociais e desejou um “bom trabalho” à nova ministra.

Gleisi Hoffmann utilizou as redes sociais para agradecer a “confiança e o estímulo” do presidente Lula. “Sempre entendi que o exercício da política é o caminho para avançarmos no desenvolvimento do país e melhorar a vida do nosso povo. É com este sentido que seguirei dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas”, escreveu.

Congresso Nacional sobre Gleise Hoffmann

Lula comunicou a decisão ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ele desejou sucesso à nova ministra. “Desejo muito sucesso nessa importante missão de dialogar com o Parlamento. Em nome do Congresso Nacional, reafirmo nosso compromisso em trabalhar sempre em defesa do Brasil”, informou Alcolumbre, através de nota.

Lula telefonou para o presidente da Câmara, Hugo Motta. O parlamentar divulgou uma nota onde lembra da sua boa relação com Gleisi Hoffmann e também lhe desejou sucesso. “Recebi ligação do Presidente Lula comunicando a indicação da deputada Gleisi para o cargo de Ministra das Relações Institucionais. Sempre tive boa relação com ela no parlamento. Desejo pleno êxito na nova função e continuaremos o diálogo permanente a favor do Brasil”.

Nascida em Curitiba (PR), em 6 de setembro de 1965, Gleisi é formada em direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e, em 1989, filou-se ao PT. Foi secretária no governo de Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública na prefeitura de Londrina (PR).

Em 2002, no primeiro governo Lula, assumiu a Diretoria Financeira de Itaipu Binacional. Gleisi presidiu o diretório estadual do PT no Paraná entre 2008 e 2009. Elegeu-se senadora pelo estado em 2010. Em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff convidou-a a assumir a chefia da Casa Civil da Presidência da República, função que desempenhou até fevereiro de 2014, quando, então, retornou para sua vaga no Senado Federal.

Gleisi Hoffmann foi eleita, em 2017, para a presidência nacional do PT e, em 2018, para uma cadeira na Câmara dos Deputados, pelo Paraná. Em 2022, foi reeleita como deputada federal.

(Informações: Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas