Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Pagamentos do INSS são antecipados para aposentados e pensionistas

O governo federal decidiu antecipar os pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Pagamentos do INSS são antecipados para aposentados e pensionistas
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 16h40 - Modificado em 28 de fevereiro de 2025 às 17h23

O governo federal decidiu antecipar para os dias 6 e 7 de março os pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que a princípio, estavam previstos para 10, 11 e 12 do mesmo mês. A medida busca, principalmente, minimizar impactos do Carnaval, que este ano ocorre no início de março, afetando especialmente quem recebe os benefícios nos primeiros dias do calendário oficial.

Beneficiários contemplados

A decisão beneficia cerca de 15 milhões de segurados, em sua maioria aqueles que ganham até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518. Entre os beneficiários contemplados, estão idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem os seguintes pagamentos:

  • Aposentadorias;
  • Pensões por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Entretanto, os segurados que recebem acima do salário mínimo seguem o calendário de pagamentos tradicional, sem alterações.

Leia também: Cobranças automáticas no INSS: saiba como verificar e cancelar

Cronograma de pagamentos do INSS

Os depósitos começaram em 24 de fevereiro, conforme o cronograma regular do INSS. Dessa forma, com a antecipação, todos os 40,6 milhões de beneficiários terão recebido seus valores até a primeira semana de março, garantindo acesso ao benefício sem atrasos.

A medida assegura que os pagamentos para aposentados e pensionistas que dependem desses recursos possam realizar seus compromissos financeiros sem prejuízos decorrentes do feriado prolongado.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas