Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Novo templo sede da Assembleia de Deus em Umuarama entra na fase final da construção

A construção foi orçada em R$ 6 milhões e terá capacidade para 1.200 pessoas

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Novo templo sede da Assembleia de Deus em Umuarama entra na fase final da construção
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 19h55 - Modificado em 2 de setembro de 2025 às 15h42

A Assembleia de Deus de Umuarama se prepara para inaugurar em breve seu novo templo sede, localizado na rua Antônio Ostrenski. A construção, orçada em R$ 6 milhões, está em fase final e terá capacidade para 1.200 pessoas.

Além do salão principal, o espaço contará com auditório para 300 pessoas, refeitório para 500 pessoas, salas administrativas, estacionamento subterrâneo e espaços para a Escola Bíblica Dominical e o Instituto Bíblico da Assembleia de Deus (IBADEP).

A obra começou após o desabamento do teto da antiga igreja, em outubro de 2020, durante uma tempestade. A construção foi viabilizada por meio de doações dos fiéis de Umuarama e de outras cidades do Paraná. O pastor presidente da igreja, Perci Fontoura, destacou que a pandemia de Covid-19 foi um dos maiores desafios para dar início ao projeto.

“Não foi nada fácil, foi uma empreitada bastante complexa. O primeiro desafio foi a pandemia, com restrições de congregar e o povo sem poder se locomover e trabalhar. Mesmo assim, ninguém baixou as contribuições. Muitos companheiros de todo o Estado enviaram contribuições para iniciarmos a construção. Foi algo extraordinário da parte de Deus”, afirmou Fontoura.

Fase final e expectativa para inauguração

Apesar de ainda não haver uma data definida para a inauguração, o novo templo da Assembleia de Deus de Umuarama já está na fase de acabamento. O espaço total terá quase 2 mil metros quadrados de área construída. No ano passado, o local recebeu o Congresso das Irmãs.

“Já compramos os aparelhos de ar-condicionado, agora precisamos colocar o piso, a forração, que será de madeiramento, e a iluminação. Estamos implementando um telão de LED profissional, avançamos muito”, explicou o pastor.

Atualmente, a igreja sede está localizada na Av. Padre José Germano Neto. O local é alugado, assim como uma casa na frente do templo, onde acontecem algumas atividades. As duas estruturas deverão ser devolvidas assim que o novo templo sede for entregue.

“Ainda não temos uma previsão de entrega, porque eu quero fazer tudo antes de entrar. Congregar em um lugar em construção não é legal. Quero me esforçar para, quando terminar, entrar definitivamente. O templo já poderíamos inaugurar este ano, mas as demais dependências ainda precisam ser terminadas. Então, vamos tentar finalizar tudo antes de mudar”, completou o pastor.

A obra movimentou a economia local

A construção também beneficiou a economia local. Segundo o pastor, todo o material utilizado na obra foi adquirido em Umuarama.

“Estamos aplicando cada centavo do que recebemos com muito cuidado. Temos um gestor que cuida de tudo isso, é muito complexo, porque é um dinheiro suado de quem contribuiu, gente simples, que nos ajudou e nós, com muito carinho, estamos cuidando de tudo com a maior seriedade e responsabilidade que é devida”, ressaltou Fontoura.

Desabamento do teto do Templo Sede

O desabamento do teto da antiga igreja aconteceu na noite do dia 20 de outubro de 2020, durante um temporal que ocorreu na cidade. Diversas construções foram atingidas pelo temporal, que também derrubou árvores e abriu crateras nas ruas.

Além do vento e do forte volume de chuva, a cobertura de eternit, que incha ao absorver a chuva, e o grande volume de gesso no teto também podem ter contribuído para a queda. No momento do acidente, não havia culto no local, apenas o ensaio do coral, o que evitou que uma tragédia maior acontecesse. Apesar disso, uma senhora de 63 anos, que estava na igreja, acabou ficando ferida.

“Deus guardou os nossos irmãos. Tenho como um grande livramento da parte de Deus, foram protegidos pela mão do Senhor. Somente uma de nossas irmãs teve uma pequena lesão. Se fosse em um horário de culto, em um domingo ou numa terça-feira, com certeza seria aborrecedor”, afirmou o pastor, na época, em uma entrevista à imprensa.

Assembleia de Deus em Umuarama

Além do templo sede, a igreja Assembleia de Deus tem mais 19 congregações em Umuarama, com cerca de 3 mil membros. Atualmente, outras quatro igrejas estão sendo construídas ou reformadas nos bairros Sonho Meu, Dom Pedro, Parque Industrial e Estrada Jaborandi.

A denominação tem crescido em todo o Brasil e é considerada a maior entre as igrejas evangélicas, com mais de 30 milhões de fiéis. Somente no Paraná, são aproximadamente 1 milhão de membros e 5.500 templos. No ano passado, a denominação completou 114 anos de fundação no Brasil. Em Umuarama, a igreja foi fundada em 1953 e, em 1970, foi organizada e empossada sua primeira diretoria.

O pastor Perci Fontoura, que preside a igreja desde 2009, considera que o crescimento considerável se deve à forma como a igreja congrega, aos valores que são seguidos, ao estudo da palavra, ao trabalho social e também à formação de novos pastores, evangelizadores e pregadores.

“A Assembleia de Deus tem um projeto de trabalho que é a estruturação de novos obreiros, pessoas que aplicaram e creem no evangelho. Esse povo faz um trabalho evangelizando. É a maior igreja do mundo. Não são só os pastores que fazem esse trabalho de levar a palavra de Deus, mas também os evangelizadores e membros da igreja”, destaca o pastor.

Projetos sociais e congressos da Assembleia de Deus de Umuarama

A igreja também desenvolve projetos sociais. Em Umuarama, o projeto Amor em Ação atende crianças no Parque Dom Pedro I. A expectativa é ampliar o número de atendidos para 100 meninos e meninas ainda neste ano.

Os congressos são outra marca da igreja, com destaque para o Congresso de Jovens, Congresso de Irmãs e a Escola Bíblica de Obreiros. “A EBO deste ano vai começar no dia 20 e terminar no dia 27. São 7 dias de programação”, antecipa.

Para 2025, a igreja estuda também realizar o Congresso de Homens Cristãos, reunindo participantes de várias partes do Estado. “Estamos sempre buscando fortalecer a fé e a participação dos nossos membros, além de formar novos obreiros e evangelizadores”, concluiu Fontoura.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas