
Programa Lixo que Vale leva feira itinerante aos bairros para atendimento dos moradores
Um ônibus adaptado leva alimentos frescos para os participantes, em troca de materiais recicláveis


Moradores de diversos bairros de Umuarama podem consumir frutas, verduras, legumes e até pães e doces graças ao Programa Lixo que Vale. A iniciativa conta com uma feirinha itinerante montada dentro de um ônibus adaptado pela Prefeitura, levando alimentos frescos em troca de materiais recicláveis.
O projeto, que atende comunidades em situação de vulnerabilidade social, permite aos participantes trocar resíduos recicláveis por “moeda verde”, utilizada na compra de produtos alimentícios. Em uma semana o ônibus atende moradores do Parque Industrial, Jardim Arco-Íris, Alto da Glória e Jardim Viveiros, enquanto na outra semana vai ao Parque Jabuticabeiras para atender a comunidade local e do bairro Sete Alqueires.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, o ônibus do Lixo que Vale continuará circulando semanalmente entre os bairros atendidos, podendo mudar os pontos de parada conforme a demanda. “Estamos estudando melhorias, junto com o prefeito Fernando Scanavaca, e também a possibilidade de atender mais bairros. Devemos ter novidades em breve”, anunciou.
Duas cooperativas fazem parte do trabalho: a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) e Cooperativa dos Trabalhadores na Reciclagem (Cooperuma).
Os integrantes da Cooperu fornecem os alimentos que são comercializados. POr outro lado, os membros da Cooperuma são responsáveos pela pesagem e recolhimento dos recicláveis, recolhidos pela Prefeitura.

Lixo que Vale pode ser ampliado
No entender do prefeito, o programa Lixo que Vale contribui para o meio ambiente. Porém, a iniciativa também ajuda as famílias a terem uma alimentação mais saudável e a economizar no mercado. “Queremos ampliar a ação do programa. Assim, levamos mais qualidade de vida para todos os beneficiários, as famílias atendidas, os produtores rurais e o pessoal da reciclagem”, afirmou.
Moradores desses bairros interessados em participar do programa podem se cadastrar na Secretaria do Meio Ambiente, na Prefeitura.
Cada participante do projeto Lixo que Vale pode trocar semanalmente 10 quilos de recicláveis por 20 moedas verdes, com um limite de 80 moedas por mês. O recolhimento ocorre às quintas no Jabuticabeiras (pela manhã) e no Industrial (à tarde).

(Informações: Assessoria PMU)