Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Participantes do Rally Transparaná largam em Guaíra e atravessarão o Estado nesta semana

Nesta edição o evento conta com o Desafio Peabiru, que reúne entusiastas da vida na estrada e veículos de época

Foto: Reprodução/Instagram
Participantes do Rally Transparaná largam em Guaíra e atravessarão o Estado nesta semana
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de março de 2025 às 15h39 - Modificado em 2 de março de 2025 às 15h41

Começou neste domingo (2) o Desafio Peabiru, evento ligado ao segmento do turismo sobre rodas que faz parte da 31ª edição do Rally Transparaná. Reunindo entusiastas da vida na estrada e veículos de época, o roteiro partiu de Guaíra, na região Oeste, e deve seguir ao longo da semana por diversos municípios paranaenses, movimentando as economias locais.

O evento conta com a participação e apoio institucional do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. São cerca de 15 veículos participando do Desafio Peabiru.

Organizada pela Expedição Peabiru, a programação é uma das categorias do Rally Transparaná, grande evento sobre rodas que conta com apoio do Governo do Estado. A expedição, porém, não é focada na competição, mas sim na modalidade de passeio. O diferencial são os veículos, onde são usados meios de locomoção antigos, produzidos até no máximo o ano de 1992.

Os participantes da expedição sobre rodas devem passar ao longo da semana por municípios como Peabiru, Guarapuava, Telêmaco Borba, Siqueira Campos, Curitiba e encerramento em Guaratuba. O Litoral paranaense é o ponto de chegada no próximo domingo (9).

Júlio Guidolin, organizador do Desafio Peabiru, comenta que o propósito da expedição é conhecer o turismo paranaense por outro aspecto. O objetivo é valorizar os locais menores e com menos movimentação turística, um dos fatores que, segundo ele, fazem a diferença no segmento sobre rodas.

“Viajamos por cidades e estradas menores, fugindo do turismo massivo. Isso é uma boa oportunidade para descobrir caminhos e atrativos novos do Paraná. Queremos ver como é o interior, atravessando todo o Estado, de Guaíra a Guaratuba, uma oportunidade de conhecer muitos locais interessantes, porque é isso que os excursionistas valorizam”, disse.

Participantes Do Rally Transparaná Cortam O Estado Até Domingo (3)
Fotos: Viaje Paraná

Rally Transparaná

O evento teve início em 1º de março e chega em Guaratuba, no Litoral, no dia 8, percorrendo mais de 2 mil quilômetros por trilhas e estradas do Paraná. Mais de 300 veículos participarão do evento, que integra os Jogos de Aventura e Natureza.

Ele é promovido pelo Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, através da SEES e com apoio da Federação Paranaense de Automobilismo, da Federação Paranaense de Motociclismo, do Trail Clube de Curitiba e do Rally PR 2025.

Participantes Do Rally Transparaná Cortam O Estado Até Domingo (2)

Participantes

Os participantes da expedição são de diversas partes do Paraná e do Brasil, que se encontraram com um propósito em comum: realizar um roteiro sobre rodas atravessando o Paraná de Oeste a Leste.
De Curitiba, Cibele Koga vai fazer a expedição com uma motocicleta de época, uma Lander XTZ. Para ela, o diferencial é a sensação de exploração, aliada à segurança.

“Isso é muito bacana, porque nós conhecemos o Paraná, incentivamos o turismo e nos divertimos. O Paraná é perfeito para este segmento, o sobre rodas, porque o Estado é seguro, não há perigo. Esse evento é fantástico, eu adoro”, disse.

“Essa é uma categoria nova, onde vamos conhecer muitas cidades do Paraná por estradas alternativas, simultâneo ao Rally TransParaná, que também atrai muitos turistas que gosta dessa aventura aliado ao turismo”, afirmou o participante Cristiano Sichieri.

Participantes Do Rally Transparaná Cortam O Estado Até Domingo (4)

Expedição Peabiru

O roteiro da Expedição passa por locais que fazem parte dos Caminhos de Peabiru. A rota ancestral ligava o Litoral do Paraná até o Peru. O caminho atravessa o Estado passando por 84 municípios, de Foz do Iguaçu e Guaíra a Paranaguá. Os trajetos também seguem em outros estados do Brasil e países.

Diversos povos indígenas usaram o caminho, como os Guarani, Kaingang, Xetá e, depois, por exploradores europeus, jesuítas e incas. Atualmente, o Governo do Estado conta com um projeto para estruturação do caminho, o Projeto Rota Turística Caminhos de Peabiru. Saiba mais AQUI.

(OBemdito e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas